A Microsoft inaugurou hoje a sua nova sede em Lisboa, o edifício Microsoft Lisbon Experience, localizado no Parque das Nações. A empresa abandona assim o Tagus Park, para onde se tinha mudado há 10 anos, e estreia também um novo conceito de trabalho que pretende tornar a sede "uma janela aberta para o mundo" e uma montra da tecnologia e inovação em Portugal, afirmou Claudia Goya, diretora geral da empresa, durante a inauguração do espaço.

A responsável, que assumiu a liderança da empresa em 2009, lembrou que a Microsoft tem investido em Portugal, onde já criou vários centros de competências e um centro de investigação e desenvolvimento em linguagem natural. Claudia Goya citou ainda um estudo recente que mostra que, por cada euro realizado pela empresa em Portugal os parceiros geram 10,53 euros, num contributo para o ecossistema semelhante ao que a empresa mantém noutros países.

O novo edifício envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros a 10 anos e aposta num design aberto, onde a Microsoft convida clientes e parceiros a partilhar dos novos conceitos.

O edifício tem cerca de 6.300 metros quadrados de espaço útil, reunindo os cerca de 445 colaboradores da empresa, embora a lógica seja de promover a colaboração e a mobilidade, já que 90% dos colaboradores não têm um lugar fixo, tendo sido privilegiados os espaços de reuniões, brainstorming e networking, alguns dos quais podem ser vistos nas imagens abaixo.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na próxima semana a Microsoft vai abrir as portas do novo edifício na Microsoft Innovation Week, durante a qual estão previstas uma série de conferências, com oradores nacionais e internacionais, mas quem não se registou já não pode participar porque as inscrições (gratuitas) esgotaram.

Embora o edifício já esteja a ser utilizado, hoje decorreu a cerimónia de inauguração oficial, que foi presidida pelo Presidente da República, e o Secretário de Estado da Inovação e Empreendedorismo, Carlos Oliveira, que já foi ele próprio colaborador da Microsoft depois da multinacional norte-americana ter adquirido a empresa que criou, a Mobicomp.

No seu discurso, o Presidente da República salientou o compromisso que a Microsoft tem mantido com Portugal nos últimos 20 anos, afirmando que a "atividade da Microsoft no nosso país pautou-se por um inquestionável contributo para o desenvolvimento do setor das tecnologias da informação, para a modernização do nosso tecido empresarial e da Administração Pública, num assinalável incentivo à criação de empresas e postos de trabalho qualificados". Cavaco Silva destacou ainda os projetos ligados à educação, nas escolas, universidades e centros de investigação, num balanço "francamente positivo".

Recorde-se que a subsidiária portuguesa da Microsoft abriu em 1990, com apenas 3 colaboradores e que foi distinguida já como a melhor subsidiária da Microsoft Internacional (em 2007) e a melhor da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), em 2005.

Em 2003 a empresa instalou-se no Tagus Park, num escritório com 5.000 m2 e onde se introduziam já algumas novidades em termos de forma de gerir o trabalho. João Paulo Girbal, que nessa altura liderava a Microsoft Portugal, estimava que o edifício no Tagus Park estava à medida das necessidades da empresa por um período de 5 anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador