A Microsoft interpôs um processo em tribunal contra a firma Lucent Technologies, acusando-a de utilização indevida de patentes que a empresa de Bill Gates considera suas, respondendo assim a uma queixa anterior da Lucent contra a Dell e a Gateway por idêntico motivo.

Segundo o Wall Street Journal, a queixa da Microsoft, apresentada no decorrer da semana passada em San Diego, reporta-se à utilização, supostamente abusiva, de uma vasta série de tecnologia da Lucent, entre os quais códigos de áudio e vídeo e uso de sistemas de touch-screen para trabalhar em documentos.

Este caso remonta ao ano passado, altura em que a Lucent resolveu processar a Gateway devido a utilização indevida do tipo de patentes acima referidas, seguindo-se idêntica acusação contra a Dell em Fevereiro deste ano. Na sequência destes acontecimentos, as duas empresas acusadas dirigiram-se à Microsoft para lhe exigir uma indemnização alegando que as ditas acusações se referiam a tecnologias que provinham originalmente da Microsft.

Segundo um porta-voz da empresa de Bill Gates, em declarações reproduzidas pela agência Reuters, as acusações da Lucent são infundadas e a queixa apresentada contra a Lucent destina-se a "que se consiga alguma clareza por parte dos tribunais de forma a impedir novas ameaças da Lucent nesta matéria".

Recorde-se que a Dell e a Gateway são dois grandes aliados económicos da Microsoft, sendo responsáveis pela distribuição e venda de computadores já equipados com sistemas operativos da Microsoft, assim como outro tipo de software da mesma marca.

Ainda segundo o Wall Street Journal, um representante da Lucent enviou uma carta à Microsoft em Janeiro último com uma lista de 16 patentes da mesma firma, propondo-lhe em seguida o início de conversações para o licenciamento das mesmas.



Notícias Relacionadas:

2003-03-06 - Nova versão beta do Microsoft Office 2003 prestes a ser lançada

2002-10-23 - Perdas de Lucent diminuem para 2,8 mil milhões de dólares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.