A Microsoft vai passar a disponibilizar gratuitamente suporte técnico ilimitado às empresas que licenciarem os seus protocolos para servidores, segundo o anunciado hoje. Com a medida "voluntária", a gigante do softtware pretende evitar a multa diária de dois milhões de euros que a Europa lhe quer aplicar por incumprimento das sanções anti-monopólio que lhe haviam sido impostas em Março de 2004.



A empresa norte-americana já havia apresentado uma proposta que compreendia 500 horas de suporte, mas a oferta actual compreende também a assistência no local, além do suporte ilimitado. A Microsoft anuncia a decisão como voluntária, embora acrescente que a mesma foi sugerida pela Comissão Europeia, durante as conversas mantidas por ambas as partes em Janeiro último, referiu Tom Brookes, porta-voz da empresa, citado pela Reuters.



Já Jonathan Todd, porta-voz do gabinete para a concorrência da UE, afirmou que a oferta da Microsoft "parece ser uma proposta construtiva", embora ressalve que a companhia terá que se esforçar mais se quiser endereçar completamente a decisão da Comissão. "O suporte técnico só ajuda se a documentação tiver atingido um determinado nível de qualidade. A visão preliminar da Comissão é a de que a documentação técnica ainda não cumpre todos os requisitos da decisão de 2004", refere.



Ainda na semana passada, numa carta à gigante do software, a CE apelava mais uma vez ao cumprimento das sanções de Março de 2004 (ver Notícias Relacionadas), apresentando novos dados para afirmar que isso ainda não estava a acontecer.



Por decidir está ainda a aplicação de uma multa diária de dois milhões de euros por incumprimento à Microsoft, pendente desde o passado mês de Dezembro, que só ficará resolvida após a audiência requerida pela empresa à CE, marcada para os próximos dias 30 e 31 de Março.



Notícias Relacionadas:

2006-03-13 - Bruxelas volta a pedir à Microsoft que cumpra sanções impostas

2006-02-16 - CE analisa resposta da Microsoft antes de impor multa diária de dois milhões de euros

2006-03-03 - Microsoft acusa Bruxelas de fazer complot com as suas rivais

2006-02-10 - Microsoft consegue progressos com o DoJ mas enfrenta "nega" da CE

2006-02-03 - Acesso a documentos gera novo diferendo entre Microsoft e UE

2006-01-25 - Apelo da Microsoft à decisão da Comissão Europeia marcado para Abril