A Microsoft revelou um crescimento de 400% na utilização mensal da sua plataforma de colaboração Teams, desde março de 2020 pelos profissionais que estão na linha da frente de combate à COVID-19, desde o início da pandemia. Destacaram-se os sectores dos Cuidados de Saúde com 560% de crescimento, os Serviços Financeiros com 550% e os Media & Telecomunicações com 545%.
No relatório Work Trend Index Special Report, a Microsoft partilhou algumas ideias-chave que têm impacto em quase todos os segmentos da força de trabalho. É referido que 76% dos trabalhadores sentem-se conectados aos seus colegas, ainda que 60% afirme que a sua empresa deveria colocar a cultura e comunicação como topo das prioridades. Outra estatística diz respeito a 46% dos trabalhadores da linha da frente sentirem a pressão de se adaptar às novas tecnologias com receio de perder o emprego. Ainda assim, 55% disse que teve de aprender rapidamente a lidar com novas tecnologias, sem qualquer formação.
Tendo em vista colmatar as necessidades dos profissionais, a Microsoft revelou algumas ferramentas para o Teams que poderão ter impacto no seu trabalho. Em parceria com a Zebra Technologies, a Microsoft vai disponibilizar a aplicação Teams Walkie Talkie, suportado por um botão dedicado “push to talk” em vários equipamentos da Zebra.
Uma importante funcionalidade do Teams é a integração, com a ajuda da Zebra Reflexis, da aplicação Shifts. Esta permite simplificar o agendamento de turnos, assim como o pedido de tempo de descanso através do Teams, facilitando a respetiva aprovação pelos gestores das equipas. Também a partir do Teams vai ser possível criar filas de espera programadas para consultas virtuais. Os utilizadores podem ver as atualizações sobre tempos de espera, consultas perdidas, atrasos do pessoal, de forma a oferecer uma maior transparência aos clientes e pacientes.
Por outro lado, a aplicação Viva Connections, que passa a estar integrada no Teams, serve para ligar os trabalhadores da linha da frente à cultura da empresa, tendo acesso aos recursos e ferramentas, assim como notícias e grupos de colaboradores no fluxo de trabalho. Também a integração do Workday e Espressive dão acesso a ferramentas de recursos humanos, tais como recibos de vencimento.
Para os colaboradores que necessitem de formação, a aplicação Viva Learning permite aos trabalhadores descobrir, partilhar e acompanhar conteúdos no Teams. A Microsoft fechou parcerias com empresas como a SAP SuccessFactors, Cornerstone OnDemand e Saba Cloud, assim como parcerias com fornecedores de educação como EdCast e OpenSesame que permitem o acesso a uma biblioteca de conteúdo para ajudar os trabalhadores. Para as empresas de TI, vai ser possível ter uma melhor gestão de equipamentos, para que possam ser facilmente localizados aqueles que forem extraviados e protegidos.
Direcionado ao sector do retalho, a Microsoft vai disponibilizar a solução Microsoft Cloud para Retalho no dia 1 de fevereiro. Esta integra diferentes fontes de dados de toda a cadeia de valor, para que as empresas possam criar recomendações e notificações que sejam relevantes e direcioná-las para os consumidores. A plataforma conta com as soluções do Teams e Viva que foram anunciadas. As empresas podem expandir opções de atendimento e simplificar os processos de pagamento.
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