Num negócio que irá representar uma perda de mais de 120 milhões de dólares, a Microsoft anunciou hoje que vai vender a sua participação de 20 por cento na produtora canadiana de software Corel por 12,9 milhões de dólares. A também canadiana Vector Capital,
especializada em capital de risco, afirmou que iria adquirir 22,89 milhões de acções da Corel à Microsoft, pagando 56 cêntimos por cada acção.

A transacção será concluída no dia 24 de Março. A gigante de software adquiriu uma participação de 24 milhões de acções na concorrente Corel em Outubro de 2000 por 135 milhões de dólares. Uma porta-voz da empresa afirmou à agência Reuters: "A Microsoft mantém interesse na Corel e acredita na tecnologia que a companhia tem para oferecer."

Contudo, a Microsoft, não revelou se irá manter ainda uma participação
financeira na Corel, mais conhecida pela sua suite WordPerfect e
software gráfico, depois desta transacção. A empresa canadiana
reduziu a sua força de trabalho em 22 por cento no ano passado, tendo sido afectado pela fraca procura de software e por uma linha desactualizada de produtos, o que levou a graves perdas financeiras.

Apesar da produtora de software ter conquistado uma série de clientes importantes para o WordPerfect durante 2002, a sua actual aposta consiste numa série de ferramentas que acrescentam funções de XML a tipos comuns de documentos.

Quando a Microsoft anunciou atrás que iria adquirir parte da Corel, as
companhias afirmaram na altura que iriam colaborar na realização de testes, no desenvolvimento e comercialização da iniciativa .Net para disponibilizar software e serviços através da Web. Para a Corel, este negócio representou a possibilidade de continuar em funcionamento, após uma tentativa falhada de fusão com a produtora de software Inprise.

Notícias Relacionadas:
2002-10-16 - Gateway
selecciona WordPerfect da Corel para equipar PCs domésticos

2002-08-29 - HP e
Dell instalam WordPerfect nos seus computadores em vez do Microsoft
Works

2002-08-02 - Corel
implementa novo modelo de licenciamento para atrair clientes da
Microsoft

2000-10-03 - Corel
e Microsoft em aliança estratégica