(Atualizada) Uma delegação da Microsoft visitou na quinta-feira à tarde, dia 21 de fevereiro, as instalações da RTP tendo em vista uma possível parceria tecnológica entre as duas entidades.

O grupo da multinacional norte-americana foi liderado pelo diretor executivo para a área dos serviços globais para os media, Tony Emerson, e estabeleceu contactos com o presidente da estação pública de televisão, Alberto da Ponte.

A Microsoft foi a primeira empresa a visitar a RTP depois de o ministro com a tutela para a comunicação social, Miguel Relvas, ter dito que era necessário o canal de televisão encontrar um parceiro tecnológico como parte integrante do processo de reestruturação.

A Rádio e Televisão Portuguesa precisa de desenvolver uma forte componente tecnológica para assegurar a modernização do serviço público de TV e a sua sustentabilidade, segundo as declarações do ministro proferidas no final de janeiro.

O TeK contactou a Microsoft e a RTP para obter pormenores do encontro entre as duas empresas. A sucursal portuguesa da tecnológica referiu em resposta que tem "diariamente reuniões com inúmeros clientes e parceiros" e nesse sentido não faz "eco do teor das conversas. A RTP não é por isso exceção".

Do lado da RTP chegou a confirmação do encontro entre as duas partes, e olhando para as declarações da Microsoft, parece ter havido um cruzar de interesses que fica marcado pela procura de novos clientes por parte da multinacional norte-americana e pelo timming da necessidade de a RTP precisar de um parceiro tecnológico.

Nota de redação: notícia atualizada com as declarações da Microsoft e da RTP


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico