Com o objectivo de triplicar o número de investigadores em Portugal até 2010, a Ministra da Ciência e Ensino Superior vai lançar até ao próximo Verão um plano de acção que permitirá atingir as metas comunitárias nesta área. Até essa data Portugal deverá assim contar com 75 mil investigadores ao invés dos 22 mil que detém actualmente.

Para atingir as metas comunitárias é também necessário que sejam afectados 3 por cento do Produto Interno Bruto à Ciência e Tecnologia, um esforço que segundo Jorge Moreira da Silva, secretário de Estado Adjunto da Ministra da Ciência e do Ensino Superior, terá em grande parte de ser feito pelo sector privado português, que está muito aquém do investimento realizado noutros países, refere um comunicado do MCES.

Recorde-se que as metas comunitárias estabelecidas até 2010 prevêem que o sector público invista anualmente em C&T até 1 por cento do PIB, enquanto o sector privado deverá ser responsável pelos restantes 2 por cento do investimento. Actualmente em Portugal o sector público investe cerca de 0,7 por cento nesta área, enquanto o sector privado não vai além dos 0,2 por cento.

De acordo com informação do MCES, nos próximos dias a ministra da Ciência e Ensino Superior irá também anunciar novas medidas de financiamento do sistema científico às unidades de investigação. Estas estão conjugadas com a reafectação de dinheiros comunitários e do Orçamento de Estado recentemente aprovada para a Ciência.

Notícias Relacionadas:
2004-04-11- Museu das Ciências previsto para a Universidade de Coimbra
2004-01-20 - CE deve ainda aprovar reafectação de fundos comunitários para Ciência e Inovação
2004-01-19 - POSI e POCTI reestruturados e reforçados com reserva de fundos comunitários
2004-01-19 - Governo reforça programas para I&D com reprogramação de fundos comunitários