Apesar dos esforços das empresas europeias para a introdução das tecnologias de redes sem fios, as soluções de tecnologias da informação continuam a apresentar várias limitações que impedem o conceito de escritório móvel de se tornar possível antes de 2010, revela a empresa de consultoria Avanade, citada pelo site Vnunet.

Cerca de um terço das empresas europeias inquiridas no estudo admitem que mais de metade dos seus funcionários estão presos ao escritório dadas as restrições tecnológicas no local de trabalho, embora acreditem que as tecnologias móveis irão contribuir para que as fronteiras físicas se estendam para além do espaço laboral nos próximos três anos.

Richard Hall, director da Avanade para o sector das tecnologias na Europa, afirma que apesar do estudo apresentar uma "visão a longo prazo do sector móvel", o facto das empresas verem a tecnologia como "uma mais valia é encorajador", estando previsto que "em 2010 os trabalhadores tenham liberdade para desempenhar das suas funções sem ter em conta a sua localização".

Os resultados revelam que praticamente todas as empresas utilizam laptops enquanto 66 por cento utilizam PDAs e 43 por cento equipamentos BlackBerry. Trinta e seis por cento das empresas utilizam smartphones enquanto que 25 por cento das empresas recorrem a telemóveis 3G.

Das empresas inquiridas 42 por cento revelaram ter implementado VoIP enquanto 41 por cento aderiu às vídeo conferências. O Wi Fi foi considerado a tecnologia mais útil para o sector empresarial pelas entidades inquiridas.

Na realização do estudo foram inquiridos 210 CIO de 250 empresas europeias, nomeadamente de países como a Espanha, França, Alemanha, Holanda Reino Unido, Itália e Países Nórdicos.

Notícias Relacionadas:

2003-09-19 -Empresas europeias reconhecem benefícios de acesso móvel a email

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.