A Motorola vai dividir-se em duas companhias, separando a divisão de telemóveis do negócio de soluções de mobilidade e banda larga. Os maus resultados da área de telemóveis e a pressão dos accionistas conduziram à decisão.



"A nossa decisão de separar as divisões de Mobile Phones e Broadband & Mobility Solutions é seguida de um processo de análise coordenado pela equipa de gestão da empresa, directores e conselheiros independentes", justifica Greg Brown presidente da fabricante em comunicado.



Em 2007 a Motorola perdeu 49 milhões de dólares, sobretudo devido ao impacto dos maus resultados na área de telemóveis, onde durante anos manteve o segundo lugar mundial na venda de equipamentos, entretanto alcançado pela Samsung.



O presidente da empresa já em Fevereiro tinha admitido um possível abandono da área de telemóveis, ao referir que a empresa vinha analisando vários cenários de reestruturação que lhe permitisse aumentar o valor para os accionistas.



Greg Brown confirma agora que a decisão acabou por recair sobre a separação da companhia em duas, um processo que só poderá ser concretizado no próximo ano depois de assegurados procedimentos internos e deveres de informação para com a autoridade americana que regula o mercado de capitais.



O modelo que a fabricante norte-americana pretende aplicar passa pela distribuição gratuita de acções aos actuais accionistas da empresas, que passam a deter capital nas duas novas companhias, ambas a cotar em bolsa.



Notícias Relacionadas:

2008-02-01 - Motorola pondera abandonar negócio dos telemóveis