A Motorola Mobility deixará de estar representada na Península Ibérica a partir do final do ano, de acordo com informações hoje avançadas pela imprensa espanhola. Segundo o Expansion a empresa, comprada em maio pela Google, pretende encerrar a filial espanhola - que controlava as atividades da empresa no mercado português - já no final deste ano.



De acordo com o jornal, a decisão surge numa altura em que a marca vinha recuperando algum mercado em Espanha e estava a ampliar os canais de distribuição de produto. Recentemente tinha assinado um acordo com a Vodafone e estaria para breve a assinatura de outro com a Movistar, o que alargaria para quatro os operadores com os quais comercializa os seus produtos (já trabalhava com a Orange e a Yoigo).



Segundo a mesma fonte, a quota de mercado atual da empresa no mercado espanhol vinha aumentando, fruto da estratégia de alargamento dos canais de venda dos produtos, e fixa-se nos 3,1%, idêntica à que detêm concorrentes como a Apple ou a RIM. Ainda assim, o grupo norte-americano achará que a performance da operação espanhola é má e tem um impacto negativo num contexto internacional.



A divisão espanhola da Motorola Mobility é quem controla as operações da empresa em Portugal, onde a unidade já teve uma representação direta, que entretanto descontinuou (uma decisão tomada antes da empresa passar para as mãos da Google). Em Portugal mantém-se apenas a Motorola Solutions, que opera na área das soluções de telecomunicações.



Recorde-se que no mês passado foi anunciada uma profunda remodelação na Motorola que vai conduzir ao despedimento de 4 mil trabalhadores, cerca de 20% da força de trabalho.



Na altura o TeK teve oportunidade de confirmar junto da empresa que a medida não afetaria Portugal, uma vez que a Motorola Mobility já não existe no país. Voltámos agora a contactar os escritórios europeus da Motorola para pedir um comentário sobre a alegada decisão de uma saída (direta) definitiva do mercado ibérico. A resposta ainda não chegou.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira