A estratégia estava definida e agora é confirmada: a Motorola está de regresso a Portugal com uma equipa local de três pessoas, que têm o desafio de impulsionar a venda dos telemóveis da marca. A Motorola continua a gozar de grande reconhecimento entre os consumidores, especialmente Millenials e Geração Z, muitos dos quais tiveram já equipamentos da marca, e em setembro será possível encontrar telefones e acessórios em alguns operadores e retalhistas.

"Queremos que o mercado saiba que esta é uma aposta da Motorola de longo prazo", explicou ao SAPO TEK Clara Borrás, diretora de marketing para o mercado ibérico, sublinhando que Portugal é um mercado muito competitivo e que é a empresa tem o desafio de ser inovadora. A aposta da Motorola na Europa tem sido reforçada nos últimos meses, num regresso que é mais um reanimar da estratégia, até porque oficialmente a empresa nunca saiu do mercado, onde continuava a ser possível encontrar smartphones.

O mercado da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) é liderado por Fabio Capocchi, que é general manager, e na Ibéria a equipa tem a direção de Andrea Monleón. Para Portugal a estrutura conta com três pessoas, focadas em vendas e marketing, e Tiago Sá é o senior sales executive.

Numa primeira abordagem ao mercado português já estão garantidos acordos com alguns operadores e retalhistas, que correspondem a 80% do mercado, como adiantou Tiago Sá, em entrevista. "Em outubro queremos estar em todos os principais", acrescenta.

O responsável comercial para o mercado português diz que o objetivo não é estar em todo o lado mas ir passo a passo, fazendo a abordagem certa e implementando bem o regresso da marca. "Temos sido muito bem recebidos", afirma, sublinhando que ainda existe um bom reconhecimento da marca Motorola em Portugal.

Para já a Motorola vai trazer para as lojas e os operadores o seu portólio completo de equipamentos e acessórios, com propostas que vão de 100 euros aos 1.200 euros do razr 50 Ultra que é a "estrela de cartaz".

O dobrável da Motorola é o topo de gama da marca e um exemplo da aposta da empresa no design e experiência do utilizador, mas também nos materiais e desempenho. O razr 50 e razr 50 Ultra foram anunciados este ano e trazem integradas as funcionalidades de inteligência artificial do Gemini da Google.

O ecrã externo é um dos fatores distintivos, com o razr 50 Ultra a apresentar um ecrã de 4 polegadas, 17% maior do que a versão anterior, o razr 40, enquanto o razr 50 aumenta o ecrã em 2,5 vezes relativamente ao antecessor, para 3,6 polegadas. O sistema operativo é o Android 14 e a Motorola diz que o razr 50 ultra está preparado para receber 3 grandes atualizações do sistema operativo e 4 anos de updates de segurança bi mensais. 

Veja as imagens do razr 50 Ultra

Este modelo assinala os 20 anos do lançamento do Motorola razr original, o razr V3, um dobrável de bolso que tem sido regularmente reeditado desde 2019 com a tecnologia de ecrã dobrável.

O vídeo mostra as principais características do equipamento

Clara Borrás destaca também a aposta que a empresa tem em parcerias estratégicas, que permitem "complementar a experiência global que os consumidores da Motorola têm com a nossa marca em áreas como o estilo de vida e a moda, o áudio, a área sensorial e a durabilidade". Neste grupo estão a Pantone com as cores e certificação dos ecrãs, a Corning para durabilidade dos equipamentos, a Firmenich para as fragrâncias que perfumam a embalagem de cada modelo e a BOSE o áudio. 

A inovação é também um dos elemento de realce, com o laboratório 312 Labs a explorar novas soluções e tecnologias móveis. "É uma atitude da marca Hello Moto que quer ir além do equipamento e estender-se à forma de usar e interagir com o smartphone", justifica.