Transformar o setor agroalimentar com ideias ou projetos inovadores. Foi este o apelo do programa Empowering Women in Agrifood (EWA), lançado pela primeira vez a todas as mulheres de Portugal, República Checa, Espanha, Turquia e Roménia. As candidatas que irão participar na iniciativa da EIT Food, uma organização europeia que pretende transformar o ecossistema alimentar, já são conhecidas e em jogo está um prémio monetário de 10.000 euros, entregue à empreendedora com o melhor pitch no final do programa.

Durante seis meses, os 10 projetos portugueses selecionados vão fazer parte de um programa educacional e de mentoria personalizada, adaptado aos desafios específicos das mulheres em relação ao empreendedorismo no sector agroalimentar. Superar a lacuna de género nesta área é uma prioridade do EIT Food e da Building Global Innovators (BGI), que se alia a este programa no país. O objetivo passa por promover em Portugal a inclusão das mulheres e o aumento de startups fundadas por elas.

Como objetivo, o programa pretende motivar as empresárias em estágio inicial a aproveitar os seus talentos, a entender as suas capacidades para alcançar o sucesso e superar quaisquer barreiras à inovação. Para isso, o EWA quer equipar as mulheres com o conhecimento, a confiança e as redes apropriadas para iniciar e desenvolver negócios sustentáveis. Ao todo foram selecionadas 50 empreendedoras, 10 em cada país.

Conheça as 10 candidatas selecionadas em Portugal e os seus projetos:

- Mónica Venda (Veganchee): Queijo e iogurte vegan

- Elsa Lamy: Tecnologia para testar o sabor dos alimentos com saliva

- Iracema Stramotas(Agrolux): Agricultura urbana - Aquaponics

Michele Frenkel (Shimejito): Produção de cogumelos

- Débora Campos (AgroGrIN Tech): Tecnologia para criar subprodutos a partir de resíduos alimentares

- Fernanda Vasconcelos (Nolita): Lanches saudáveis

- Isabel da Nova (Bistrô Bekas): Patés e snacks saudáveis

- Catarina Partidário (Mum’s Cooking): Refeições saudáveis congeladas

- Inês Góis (Detox in a box): Smoothies saudáveis e máquina criada

- Sandra Santos (Papinhas da Xica): Alimentação saudável para crianças