
A multa aplicada pela CNPD à Optimus (que agora é a NOS, resultado da fusão com ZON) é o resultado do processo motivado pelo acesso ilegal de uma funcionária da empresa às comunicações detalhadas de um jornalista do Pública. O jornalista em questão investigava o caso das secretas e a informação recolhida foi passada ao diretor do SIED, Jorge Silva Carvalho. A funcionária da Optimus era casada com um funcionário das secretas.
A CNPD avançou com um processo e acabou por concluir que a Optimus deveria ser responsabilizada pelas falhas de segurança que permitiram o acesso à informação, aplicando a multa de 4,5 milhões de euros.
Aplicou uma multa de 4,5 milhões de euros. A Optimus recorreu da decisão e num primeiro momento conseguiu reduzir a multa para 600 mil euros. Um novo recurso acabou por conduzir a uma nova redução do valor, que agora se fixa nos 100 mil euros, depois de o tribunal da relação ter concluído que a Optimus devia ser condenada por uma única contra-ordenação, revela esta sexta-feira o jornal i.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários