Foi ontem anunciada a fusão por aquisição de duas das principais empresas portuguesas no mercado da certificação digital. A Multicert comprou ao grupo Pararede a totalidade do capital da Certipor por perto de 30 mil euros.



A ParaRede transmitiu para a Multicert 1,5 milhões de acções da Certipor, o que correspondia a 100% do capital social que era de 750 mil euros, explica a empresa de Tecnologias de Informação em comunicado. A Certipor iniciou a sua actividade em Fevereiro de 2000 e dedicava-se exclusivamente à disponibilização de serviços públicos de gestão de certificados digitais para particulares e empresas, entre os quais se contava a Assinatura Digital, Correio Electrónico Seguro (S/MIME), Servidor Seguro (SSL V2 e SSL V3) e SET 1.0 (Secure Electronic Transaction).




A Multicert, empresa cuja estrutura accionista é composta pela SIBS (com 40%), CTT (20%), Imprensa Nacional Casa da Moeda (20%) e PT Prime (20%), foi criada no final de 2001 e dedica-se igualmente à prestação de serviços de certificação electrónica (CSP - Certification Service Provider) e de serviços de segurança e confiança (TSP - Trusted Services Provider), além de actuar como Terceira Parte de Confiança (TTP - Trusted Third Party).



Esta fusão entre as duas empresas reforça o "posicionamento estratégico da MULTICERT no mercado da certificação digital, que tem vindo a registar um grande crescimento", explica-se em comunicado.




A partir de agora, a Certipor passará a actuar como Entidade de Registo, Entidade de Validação e Entidade de timestamping na "PKI MULTICERT", vendendo os produtos da MULTICERT através da Internet.



Notícias Relacionadas:

2002-05-06 - Multicert emite certificados digitais integrados na CyberTrust Global Network