A Comissão Europeia, os Estados-membros e a indústria juntaram-se para reforçar o investimento europeu canalizado para a área de nanoelectrónica. Em comunicado, a Comissão Europeia explica que a parceria publico-privada tem como objectivo viabilizar a criação de um sector forte na Europa "de investigação e fabricação no domínio da nanoelectrónica".



A parceria vai operar com a designação de ENIAC, que dá nome à empresa formada para o efeito, e irá concentrar-se na miniaturização que permitirá a passagem da microelectrónica para a nanoelectrónica.



As áreas onde se julga que esta tecnologia poderá ter efeitos mais significativos é ao nível das comunicações, informática, segurança, entretenimento, transportes, saúde, energia e gestão ambiental.



A ENIAC deverá ser formalmente constituída ao longo deste ano e entrará em actividade em 2008. Entre o próximo ano e 2013 vai promover a investigação em nanoelectrónica suportada no investimento de 3 mil milhões assegurado em 60 por cento pela indústria.



As empresas, universidades, ou institutos de investigação que pretendam associar-se à iniciativa devem integrar uma associação sem fins lucrativos, a AENAS.



Notícias Relacionadas:

2007-05-15 - CE inaugura projectos de I&D em parceria público/privado com ARTEMIS