No mês em que celebra oito anos de existência, o Google assinou com a NASA um protocolo de cooperação na área de investigação e desenvolvimento tecnológica, adiantando passos em relação à sua área de negócio, ainda muito focada na pesquisa de Internet.



As áreas de cooperação estendem-se a diversos sectores, onde a gestão de grandes volumes de dados, computação distribuída e convergência bio-info assumem maior destaque. No âmbito do protocolo o Google comprometeu-se a criar um espaço de investigação no NASA Research Park em Moffett Field de mais de 300 mil metros quadrados.



O director do centro Ames da NASA admite em comunicado que os benefícios potenciais desta parceria para o programa especial podem passar também pelo desenvolvimento de sensores e outros materiais, melhoria da análise de problemas de engenharia e ainda a descobertas científicas sobre a Terra, vida e ciências sociais, obtidas através do uso de supercomputadores e de data mining.



O Google vai manter o seu actual centro de desenvolvimento Googleplex, que fica a pouca distância do centro Ames da NASA. O NASA Research Park está a ser desenvolvido como um campus de I&D partilhado, estado planeados laboratórios, escritórios, salas de aula e alojamento, que se juntam a auditórios, museus e centros de conferências. O plano da NASA é estabelecer diversas parcerias com entidades privadas, públicas e escolas de forma a apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias.



Na informação divulgada não foram revelados quaisquer detalhes sobre o financiamento deste acordo com o Google nem se os resultados do desenvolvimento conjunto de tecnologia seriam disponibilizados ao público.

Notícias Relacionadas:

2005-06-08 - Google lidera em capitalização bolsista 10 meses depois de entrar em bolsa