Classificado como um "ano difícil", 2010 trouxe ainda assim novos negócios à Enterasys, com maior destaque para a área da saúde, cuja representatividade na facturação cresceu dos 4,7 por cento registados em 2009, para 20 por cento.

Telecomunicações e Banca e Finanças também foram mercados verticais igualmente importantes para os resultados alcançados pela empresa de redes e segurança durante o ano passado, responsáveis respectivamente por 33 por cento e 14 por cento do volume de negócios apurado.

A Administração Pública e a Educação originaram por sua vez oito e quatro por cento das vendas, enquanto os restantes 21 por cento cabem a sectores diversos.

A empresa faz uma análise cautelosa para 2011 tendo em conta factores como a esperada redução dos orçamentos na Administração Pública. Apesar disso, a Enterasys acredita que continuarão a existir oportunidades de negócio neste sector, nomeadamente relacionados com actualizações tecnológicas que permitam uma drástica redução dos custos de operação e com retorno do investimento a muito curto prazo, "tipicamente um ano, de modo a poderem ser mais facilmente justificados", referiu Paulo Lopes.

No sector privado o director-geral da empresa em Portugal acredita que se encontrarão realidades diversas. "Há empresas que estão muito bem e outras que estão muito mal. Há empresas onde poderemos observar um aumento do investimento, fruto de uma atempada modernização e adequação da sua oferta. Por outro lado, esperamos encontrar outras excessivamente dependentes do Estado e que se descuidaram na adequação e diversificação da sua oferta".

A dificuldade está em identificar as empresas que estão disponíveis para fazer investimentos, considera o responsável. "Vamos precisar de um faro apurado e ideias criativas, que apontem caminhos na redução de custos de investimento e manutenção. Vamos ter de mostrar que as nossas soluções respondem a estes requisitos".

Centros de dados, redes Wi-Fi, NAC e cloud

Por sua vez, a aposta tecnológica da Entersys para este ano passa pelo reforço do portfólio de serviços em áreas como o data center, as redes Wi-Fi, NAC e as soluções cloud. Neste último capítulo, a empresa lançou recentemente o conjunto de soluções Cloud Wireless.

Com o lançamento, são disponibilizadas ao cliente várias opções para a gestão de infra-estruturas wireless, seja a partir de uma "nuvem" privada, seja através de um fornecedor de serviços externo, fazendo o outsourcing da gestão dos serviços de rede.