A empresa de consultoria Neoris Portugal, que surgiu após a aquisição da extinta Tinta Invisível pela CxNetworks – subsidiária detida pela Cimenteira Cemex com sede no México –, apresentou hoje em conferência de imprensa a sua nova estratégia Go To Market, que se traduz numa abordagem vertical ao mercado dividida em cinco sectores de actuação: empresas de telecomunicações e media, administração pública, recursos naturais, banca e finanças, e o mercado de consumo e indústria.



Este esquema será adoptado pela totalidade das oito subsidiárias da Neoris, nomeadamente, na Espanha, Brasil, Chile, Venezuela, México, Estados Unidos e Argentina, para além de Portugal. Não foi, porém, revelado o valor do investimento feito em território nacional, tendo sido apenas adiantado que após quase um ano de actividade os resultados "não podiam ser melhores", segundo José Luiz Moutinho, gestor da empresa no nosso país.



Go to Market é, segundo este responsável, uma maneira de focar o negócio no cliente, analisando os problemas de cada indústria, sendo que esta multinacional procura "empresas inovadoras com potencial de crescimento". Entre as opções que apresenta estão soluções de vídeo conferência, ferramentas de gestão de projecto, de controlo financeiro e gestão de CRM (Customer Relationship Management ). Salienta-se o facto de os seus serviços se destinarem a empresas com algum peso no mercado, já que os custos de projectos desta natureza não serão sustentáveis para as PMEs.



José Luiz Moutinho refere que a Neoris não deseja ficar dependente da tecnologia ou da Internet, a sua oferta é mais do que isso não dependendo das parcerias que têm com empresas como a Microsoft, a Hewlett Packard, a Oracle ou com a Sun Microsystems, ou seja, cada cliente é único tendo que se optar pela melhor solução para cada caso especifico. "O valor acrescentado está em pensar e desenhar a solução e não na implementação das tecnologias" conclui.



Apesar de não poder revelar quem são já os clientes na área de egovernment, foi adiantado que, para além de alguns que ainda se mantêm desde a Tinta Invisível, são também clientes na Neoris entidades públicas como a Anacom, o Ministério da Saúde, estando ainda a ser desenvolvidos projectos no âmbito do programa Cidade Digital e na área do meio ambiente.



Em termos de facturação global a Neoris alcançou os 100 milhões de dólares (113,33 milhões de euros ou 22,7 milhões de contos) em 2000 e 150 milhões (169,99 milhões de euros ou 34 milhões de contos) no ano passado, quanto às previsões de 8 milhões de dólares (9 milhões de euros ou 1,8 milhões de contos) para Portugal durante 2001 o valor alcançado ficou 5 a 10 por cento aquém da estimativa. Não está para já colocada de parte a possibilidade de alargamento da multinacional ao resto da Europa.



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2001-03-02 - Cofina.com continua a vender