Foram já homologados 27 projectos no âmbito do programa NEOTEC, que apoia a criação de empresas de base tecnológica. As áreas mais visadas pelos apoios foram as Tecnologias de Informação e Comunicação, Electrónica e Robótica, Ciências da Vida, Agro-alimentar, Energia e Ambiente e Materiais, divulgou a Agência de Inovação.



De acordo com os números da Agência, foram já constituídas seis empresas, suportadas pelo programa, sendo que 4 delas beneficiaram de financiamentos via capital de risco. A maioria dos projectos a concurso (45 por cento) tem objectivo de competir num cenário mundial, embora uma percentagem também elevada (35 por cento) focalize os seus esforços na Europa.



A esmagadora maioria das empresas é também unânime em prever a necessidade de a prazo desenvolver parcerias para apoiar o crescimento do negócio, através da entrada no capital social de entidades empresariais. Cerca de 75 por cento dos projectos admitem esta hipótese no mercado ibérico, enquanto 71,43 por cento consideram esta a melhor opção para chegar ao mercado internacional ou europeu.



O NEOTEC assenta em duas tipologias de projecto distintas, ambas com uma duração máxima de 24 meses e financiamento até um limite de 100 mil euros. Assim, as candidaturas podem visar a criação de empresas de base tecnológica ou a valorização do potencial empreendedor. Até à data os projectos homologados dizem respeito na totalidade à primeira tipologia de projecto.



Nesta tipologia os projectos passam três fases principais. Num primeiro momento tem lugar a geração de conceitos de produtos, serviços ou processos, na segunda fase é desenvolvido o modelo de negócio e na última constituída a empresa. De sublinhar que a evolução de fases é condicionada aos resultados apurados nas fases anteriores.



Notícias Relacionadas:

2005-02-21 - Período de candidaturas ao Programa Neotec iniciado amanhã

2005-01-31 - Projecto Neotec avança com financiamento público de 8,8 milhões de euros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.