A Netflix apresentou o seu mais recente relatório financeiro relativo ao quarto trimestre de 2022, revelando o crescimento de 2% de receitas face ao ano anterior. Mas as receitas operacionais foram de 550 milhões, uma descida face aos 632 milhões do mesmo período de 2021. O crescimento de subscritores continua a marcar passo, tendo adicionado 7,6 milhões de novos utilizadores a nível global no quarto trimestre, números abaixo do anterior período homólogo em que tinha adicionado 8,2 milhões.
No relatório, a Netflix dá conta de querer continuar a explorar novas formas de rentabilizar a sua plataforma de streaming e prepara-se para expandir alguns dos seus formatos de oferta. A empresa refere que “os nossos termos de utilização de Netflix estão limitados a um agregado, mas reconhecemos que esta é uma mudança para membros que desejam partilhar a sua conta mais abertamente”.
Nesse sentido, os planos da Netflix passam por expandir a partilha paga, os seus subscritores de vários países vão ter acesso à opção de pagamento adicional caso queiram partilhar a conta com pessoas com as quais não vive, refere no relatório. A data de expansão está apontada para o fim do primeiro trimestre, provavelmente em abril e a empresa diz esperar algum descontentamento de alguns utilizadores, mas que a medida é essencial para o futuro da sua faturação.
Na mesma nota, é referido que nos últimos trimestres deu aos seus clientes mais escolhas de preço e controlo da sua conta. Em novembro foi lançado o serviço suportado por publicidade em 12 países, baixando dessa forma a mensalidade. A Netflix acredita que este modelo vai oferecer um aumento de receitas a longo termo, mas reconhece que tem muito trabalho pela frente. Até aqui, nas suas conclusões é que oferece uma experiência aos seus membros, valor aos anunciantes e um contributo ao seu negócio. A empresa diz que durante 2023 o impacto deste modelo será “modesto”, pois ainda está no seu início e a desenvolver-se lentamente. No entanto, refere que o preço está a conduzir o aumento incremental de novos membros.
Num apontamento final, a empresa diz que o seu fundador e CEO nos últimos 25 anos, Reed Hastings, vai deixar o cargo, passando a Ted Sarandos, que já atuava como co-CEO e a Greg Peters, até aqui COO da empresa. Reed Hastings passa a assumir uma cadeira de executivo da empresa. A empresa diz que ainda 2022 ficou marcado pela lançamento de alguns dos seus filmes e séries televisivas mais populares de sempre, incluindo Wednesday, Glass Onion: A Knives Out Mystery, Purple Hearts,
Monster: The Jeffrey Dahmer Story, The Adam Project e Harry & Meghan.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários