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Nike tem nova plataforma onde pode criar e vender sapatilhas digitais

Plataforma web3 é a aposta da marca na tecnologia blockchain, um ano depois de ter adquirido uma startup especializada em criar e comercializar artigos digitais colecionáveis.
Nike tem nova plataforma onde pode criar e vender sapatilhas digitais

A Nike anunciou o lançamento de uma nova plataforma. A ".Swoosh" é uma nova aposta da empresa na tecnologia blockchain, depois de a mesma ter adquirido uma startup de colecionáveis digitais. Neste novo site, vai ser possível colecionar e criar sapatilhas e camisolas virtuais, que depois vão poder ser usados em jogos e outros espaços online. Participar nesta nova comunidade dar-lhe-á também acesso a eventos e produtos exclusivos.

A plataforma está disponível em versão beta. As inscrições abrem no próximo dia 18 de novembro, mas será necessário um convite para os que não quiserem ficar numa lista de espera. As primeiras atividades só deverão ocorrer em meados de dezembro e a coleção inaugural só será lançada no primeiro trimestre de 2023.

Após o lançamento dos primeiros artigos, a Nike vai desafiar a comunidade a criar as suas próprias peças. Esta iniciativa terá duas partes, sendo a primeira um concurso de onde sairão os utilizadores que terão a oportunidade de co-criar itens virtuais com a própria marca. Estes últimos serão postos à venda e os criadores terão acesso a uma comissão por cada venda.

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A gigante norte-americana indica ainda que alguns produtos serão mesmo materializados e vendidos nas suas lojas e site.

É importante notar que esta plataforma surge um ano depois da aquisição da RTFKT, uma empresa especializada na criação e comercialização de artigos digitais. No entanto, esta não é uma ideia única no segmento, uma vez que algumas das suas concorrentes já estão a trilhar caminho no mesmo.

A Adidas, por exemplo, já participou na criação e lançamento de NFTs, ao passo que a Reebok já tem mesmo uma coleção de peças digitais. O projeto da Nike é mais ambicioso e promete ser um esforço continuado para congregar criadores e fãs, tanto da marca como de colecionáveis digitais.

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