No passado mês de outubro, a Nike tratou dos registos oficiais necessários à comercialização de indumentárias virtuais e agora completou a aquisição de uma empresa especializada no negócio, a RTFKT. A startup foi fundada no início de 2020 e conquistou alguma popularidade com a criação de sapatilhas e outros artigos virtuais colecionáveis que, segundo a própria, podem ser exibidos no metaverso.

O mercado de bens virtuais está a crescer exponencialmente e a tendência promete aguentar-se à boleia do metaverso, uma ideia para o futuro da internet e das marcas, onde as pessoas podem interagir através de avatares digitais. A Nike planeia ter uma palavra a dizer neste mercado e é por isso que vai integrar a equipa da RTFKT. "O nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar a sua criativa e inovadora comunidade e ampliar a pegada digital da Nike", disse John Donahoe, presidente e CEO da gigante norte-americana.

No início do ano, a RTFKT celebrou uma parceria com o artista Fewocious para criar três pares de sapatilhas em formato NFT. Em sete minutos, mais de 600 pessoas compraram os modelos, com preços de 3.000, 5.000 e 10.000 dólares, gerando 3,1 milhões de dólares para a marca.

Mais recentemente, a RTFKT iniciou o projeto CloneX, em parceria com o artista japonês, Takashi Murakami, para comercializar avatares tridimensionais para o metaverso. A startup sublinha que se trata do projeto mais ambicioso em que já trabalhou.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.