Esta semana a Nintendo apresentou os resultados financeiros referentes a abril a setembro, revelando que o lucro líquido caiu 59,9%. O principal motivo foi a redução nas vendas da Switch. Apesar da queda de vendas da consola, mostrando que o mercado está com olhos postos na sua sucessora, a fabricante japonesa ainda não está preparada para o anúncio da futura plataforma.

O presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, já tinha referido em maio passado que um anúncio seria feito até ao final do ano fiscal, que acaba a 31 de março. A Nintendo continua focada na Switch, sobretudo nesta época natalícia.

Apesar de não ter qualquer anúncio preparado, Shuntaro Furukawa deu uma boa notícia aos utilizadores e fãs da Switch. Todos os jogos e software da atual consola vão ser compatíveis com a próxima consola. O tema da retrocompatibilidade é sempre sensível na mudança de geração de uma consola. Por ter um formato de cartucho, a Switch cortou ligações com os jogos lançados na anterior Wii U, mas não na próxima plataforma.

Consola Switch perde o fôlego nas vendas e lucro líquido da Nintendo caiu 59,9% entre abril e setembro
Consola Switch perde o fôlego nas vendas e lucro líquido da Nintendo caiu 59,9% entre abril e setembro
Ver artigo

“A Nintendo Switch é atualmente jogada por muitos clientes por isso decidimos que seria melhor para eles continuaram a jogar o seu software no modelo sucessor”, disse o presidente da empresa citado pela Reuters, esta quarta-feira. Acrescenta que os jogadores vão poder divertir-se com os jogos que já têm ou mesmo continuar a comprar os títulos atualmente existentes no mercado.

A mensagem de Shuntaro Furukawa é claramente para assegurar que durante a época natalícia o extenso catálogo de jogos existentes na Switch seja vendido sem o “fantasma” de que estes possam depois não funcionarem na próxima consola. Da mesma forma garante que a transição entre as duas consolas seja mais natural e apelativa.

Até à data foram vendidos mais de 1,3 mil milhões de unidades de jogos na Switch. A venda dos jogos tem cindo a crescer, num total de 39,6 milhões de unidades no segundo trimestre que acabou em setembro, um aumento de 29% face ao trimestre anterior. E as expectativas é que continue a crescer no atual terceiro trimestre, que acaba no final de dezembro, apanhando a época natalícia.

A consola está prestes a completar oito anos e vendeu mais de 145 milhões de unidades. A Nintendo procura nesta reta final bater um recorde de vendas, faltando passar a Nintendo DS que vendeu 154 milhões de unidades e sobretudo a PlayStation 2, que vendeu 155 milhões. Nas mais recentes contas, a Nintendo baixou as previsões de vendas em 7%, esperando prevendo vender 12,5 milhões de unidades no atual ano fiscal.

As palavras do líder da Nintendo são também interpretadas pela indústria de que a próxima consola possa ser bastante semelhante à Switch. Alguns rumores anteriores já apontavam para o mesmo formato híbrido, com alguns ajustes no design e um hardware mais atualizado.