No último ano perderam terreno no mercado consolas como a N-Gage da Nokia, a Zodiac da Tapwave e Gizmondo, o que fez com que a Sony e a Nintendo se tornassem as duas principais concorrentes no segmento dos dispositivos de videojogos portáteis, revela o resultado dos estudos compliados pela In-Stat.


A Nintendo DS foi bem sucedida em termos de popularidade em 2004, quando foi lançada no Japão e nos Estados Unidos, à semelhança do que aconteceu quando, em 2005, começou a ser comercializada na Europa. Os dois ecrãs da consola tornaram-na popular entre novos grupos demográficos e alargaram a oferta da indústria em termos de novos tipos de videojogos.


Os dados publicados pela consultora revelam que a DS da Nintendo é considerada mais tradicional quando comparada a consolas como a PSP da Sony, que permite a convergência de diversos conteúdos multimédia num único dispositivo.


Este ano a popularidade da DS voltou a aumentar com o lançamento da Nintendo DS Lite, que permite jogar com utilizadores de todo o mundo através de tecnologia wi-fi, tendo comercializado mais 600 mil dispositivos, ou seja, quase o dobro da quantidade vendida da versão anterior.


Como resposta à subida da popularidade da Nintendo, a Sony decidiu reduzir os preços de venda ao público das consolas na maioria das regiões onde a marca é comercializada.


Outra das conclusões da In-Stat recai na comercialização do GameBoy da Nintendo que, desde o lançamento da DS tem vindo a perder quota de mercado. No entanto, a empresa espera que essa realidade seja alterada com o lançamento do novo GameBoy, previsto para 2007.



A consultora afirma que, em termos gerais, o mercado das consolas não será o suficiente para empresas como a Microsoft, uma vez que tanto a Nintendo como a Sony continuarão a manter a "liderança no mercado pelo menos até 2010".


Espera-se que a Playstation 3 registe o dobro das vendas de todas as consolas de próxima geração, estendendo o domínio da Sony no sector.


O resultado dos estudos compilados pela In-Stat indica que este será o ano com o crescimento de vendas mais lento, estimando que sejam vendidas cerca de 25 milhões de unidades em todo o mundo até final da década.


A consultora estima que serão vendidas 39 milhões de consolas em 2007 e 42 milhões em 2008.

Notícias Relacionadas:

2006-09-06 - PlayStation 3 só chega à Europa em Março de 2007

2006-08-27 - Mais de 2 milhões de portugueses têm consolas de jogos em casa

2006-08-24 - Sony anuncia redução no preço da PlayStation2 para os 129,99 euros