Devido ao lento desenvolvimento do mercado de televisão digital, que acabou por gorar as expectativas das empresas, a Nokia anunciou hoje que vai reformular a sua unidade de negócios de Home Communications, dedicada ao negócio de receptores de televisão digital. Esta unidade está integrada no Multimedia Business Group e a empresa pretende agora negociar a saída de 140 pessoas, 90 das quais estão localizadas na Finlândia, enquanto as outras 50 trabalham em delegações internacionais.



Apesar desta reestruturação da unidade de negócio focada nas set top boxes, a empresa afirma que vai manter as vendas, marketing e suporte a clientes dos receptores digitais. A empresa tem actualmente um portfólio de mais de trinta receptores de televisão digital com diferentes funcionalidades.



A actual reformulação é explicada como um ajustamento à situação actual do mercado e expectativas futuras. Em comunicado a Nokia justifica que o negócio de televisão digital estar a ter um arranque lento, especialmente nos maiores mercados. Para além disso, o mercado está a ser afectado pela fragmentação da tecnologia e forte concorrência a nível de preço, o que resulta num modelo de negócio pouco rentável para a empresa.



A redução de pessoal faz parte dos planos de downsizing desta unidade, devendo a empresa iniciar o processo de negociação com os funcionários, tentando encontrar outras posições dentro da Nokia sempre que seja possível e reduzindo desta forma o número de despedimentos efectivos.

Notícias Relacionadas:

2003-02-13 - Encerramento de centros de I&D da Nokia leva a despedimento de 550 funcionários

2002-10-01 - Nokia lança receptor de TV digital que mostra e guarda fotografias tiradas com telemóvel