A Nokia terminou o seu quarto trimestre fiscal com receitas acima do previsto, num crescimento de 3 por cento face ao período homólogo, atingindo os 9,063 milhões de euros. Nos resultados líquidos a fabricante finlandesa registou uma diminuição de 13 por cento, para um total de 1,019 milhões de euros, consequência da estratégia de redução de preço dos equipamentos que a companhia vem implementando, para manter a liderança mundial do mercado de fabricantes móveis.



De acordo com um comunicado, as reduções médias no preço dos equipamentos rondaram os 15 por cento, contribuindo para vendas de 5,6 mil milhões de euros no período, valor que representa uma queda de 6 por cento, face ao quarto trimestre de 2003.



A par com a apresentação de resultados a Nokia adiantou que em 2005 conta colocar no mercado 40 novos equipamentos, dos quais pelo menos metade têm câmara fotográfico e que deverão contribuir para um crescimento nas vendas anuais de equipamentos de 10 por cento, prevê a empresa.



A fabricante apresentou ainda previsões globais de crescimento do mercado apontando para que no final de 2006 existam em todo o mundo 2 mil milhões de utilizadores móveis, face aos actuais 1,7 mil milhões actuais.



De acordo com os mesmo números, em 2004 os fabricantes terão vendido 630 milhões de equipamentos. Neste período a Nokia vendeu perto de 208 milhões de unidades, o que lhe garantiu uma quota de mercado de 32 por cento, garante o comunicado. Contribuíram positivamente para as vendas da fabricante o crescimento de mercados como a China, América Latina, Rússia e Índia. Negativamente contribuiu o mercado norte-americano.



No total do ano 2004, a Nokia atingiu vendas de 29,3 mil milhões de euros, num crescimento de 6 por cento face ao ano anterior. Os resultados líquidos fixaram-se nos 3,2 mil milhões de euros, numa descida de 11 por cento.



Notícias Relacionadas:

2004-09-09 - Nokia revê em alta resultados para o terceiro trimestre fiscal

2004-07-15 - Nokia continua a perder quota de mercado global no segundo trimestre

2004-04-16 - Vendas da Nokia caem 2% mostrando dificuldade em acompanhar o crescimento do mercado