A Nokia tem vindo a somar aquisições de empresas, uma estratégia que visa reforçar a área de serviços de Internet. Apesar da compra da Navteq e de mais 10 empresas de pequena dimensão, Niklas Savander, responsável pela divisão de serviços de Internet, admite que ainda há outras compras no horizonte.

As aquisições têm vindo a potenciar o lançamento de novos serviços, que compensam a estagnação do mercado de telemóveis. Niklas Savander admite que a fase de aquisições ainda não terminou e que as próximas compras podem recair sobre empresas que estejam a desenvolver serviços que a Nokia quer implementar, conseguindo assim chegar mais rapidamente ao mercado.

A Nokia deverá lançar ainda hoje um novo serviço, The Files on Ovi, que foi desenvolvido pela Avvenu, uma empresa adquirida no ano passado. Este serviço permite aos utilizadores guardar ficheiros do telemóvel directamente em arquivos web de forma a que fiquem sempre acessíveis.

A empresa tem vindo a reforçar a área de serviços web, tendo lançado várias componentes dirigidas a utilizadores finais e empresas, como o serviço de push mail.

Embora não sejam conhecidos os números de utilizadores dos seus serviços web, a área de negócio gerou 119 milhões de euros de receitas no segundo trimestre, num crescimento de 42 por cento face ao período anterior.

Notícias Relacionadas:

2008-07-16 - Nokia finaliza compra da Navteq

2008-06-23 - Nokia compra rede social
2008-01-28 - Nokia quer reforçar área de aplicações com compra da Trolltech