A Nokia anunciou a aquisição da Navteq, num negócio que implica um investimento de 5,7 mil milhões de euros. A Navteq é actualmente um dos maiores players mundiais na área de mapas digitais para sistemas de navegação.



O negócio permitirá à fabricante finlandesa de equipamentos móveis reforçar a presença nesta área e a oferta de equipamentos com serviços baseados na localização.



Recorde-se que em Junho do ano passado a Nokia também protagonizou um negócio nesta área com a aquisição da gate5 AG, uma empresa alemã que desenvolve mapas, rotas e outros serviços de localização para sistemas de navegação.



O mercado dos sistemas de navegação é um dos mais dinâmicos na área dos serviços para o consumo com 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, metade das quais na Europa.



Ao longo dos últimos tempos as principais empresas com interesses nesta área têm-se posicionado para reforçar capacidade competitiva, como demonstra a recente compra da Tele Atlas pela TomTom. O maior produtor mundial de conteúdos para sistemas de navegação, adquirido pela líder mundial de sistemas deste género.



A Navteq é uma empresa americana que foi fundada em 1985 e que actualmente se faz representar em 30 países com 168 escritórios. Tem cerca de 3 mil empregados e no ano passado breve uma facturação de 582 milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2007-07-23 - TomTom oferece 2 mil milhões de euros pela Tele Atlas

2006-08-31 - Nokia adquire empresa de software de navegação