A divisão da Nokia que foi vendida à Microsoft pode vir a mudar de nome assim que o negócio estiver finalmente concluído no final desta semana. De acordo com um possível memorando interno enviado pela tecnológica finlandesa, a Nokia Corporation/Nokia Oyj vai ficar com a denominação de Microsoft Mobile Oy.



A Microsoft Mobile deverá ser a designação oficial da nova divisão da tecnológica norte-americana para efeitos legais e fiscais, não devendo afetar o uso do nome Nokia nos dispositivos móveis. A informação sobre o memorando foi revelada pelo site Nokia Power User.



A nota que está a circular em vários meios de comunicação também faz referência aos acordos que a Nokia tem atualmente, dizendo que os mesmos não serão afetados e que a Microsoft fica com total responsabilidade sobre esses acordos.



A Nokia também comunicou aos seus fornecedores que espera poder contar com as respetivas colaborações mesmo depois do negócio, sobretudo através das divisões que se vão manter na tecnológica nórdica – Nokia HERE, NSN e Advanced Technologies. Especula-se que a divisão HERE irá produzir os próximos dispositivos do que “restar” da Nokia.



A compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia por parte da Microsoft foi anunciada em setembro de 2013 e desde então tem esperado pela aprovação de várias entidades. A entidade chinesa responsável pela área da concorrência foi a última a aprovar o negócio, tendo validado a operação apenas no início de abril.



O negócio vai ser concluído por 5,4 mil milhões de euros, mas segundo o Financial Times alguns termos definidos no princípio de acordo podem não ser cumpridos – como a aquisição de uma fábrica na Coreia do Sul, o que pode resultar no despedimento de duas centenas de pessoas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico