A Nokia está a negociar a venda da sua unidade de telemóveis de luxo Vertu. A informação é avançada pelo Financial Times que aponta o Grupo Permira como o possível comprador.

Citando fontes próximas ao negócio, o jornal refere também que estarão em causa 200 milhões de euros, numa transação que é acompanhada pela Goldman Sachs, acrescenta-se.

Inicialmente, a EQT também terá mostrado interesse numa possível compra da unidade, mas as conversações não chegaram a avançar. A Nokia anunciou a intenção de vender a sua filial de produtos de luxo em dezembro último.

Os rumores surgem na altura em que a fabricante finlandesa terá (efetivamente) sido destronada da liderança do mercado de telemóveis, posição que mantinha há mais de uma década.

A perda do lugar cimeiro para a Samsung não foi a única má notícia envolvendo a Nokia nos últimos dias: a empresa foi classificada como "lixo" pela Standard & Poor, antecipando maus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2012, o que acabou por confirmar-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé