Ainda não chegou à Europa o primeiro automóvel da Xiaomi, o SU7, mas a fabricante chinesa já tem o segundo modelo em produção. O YU7 foi apresentado em Pequim como sendo o primeiro SUV da marca, virado para o segmento de luxo. Este automóvel posiciona-se na classe de alta performance e a marca recusa-se a afirmar que este modelo é uma versão mais alta do desportivo SU7. O modelo foi construído de raiz, para aliar a performance com o conforto de luxo, oferecendo um espaço interior mais generoso.

Obviamente que o veículo vai integrar a tecnologia inteligente da marca chinesa, não faltando funcionalidades de IA, maior segurança, mas sobretudo, promete um charme diferente a outras propostas da sua classe, refere a marca. Ainda assim, muita da linguagem de design foi herdada do SU7.

Veja na galeria imagens do Xiaomi YU7:

Na dianteira, o modelo conta com uma mala de 141 litros, com um capot elétrico com oito modos de abertura. Os seus faróis foram remodelados, mas mantêm o formato de assinatura em forma de gota de água do SU7. Estes têm canais de ar ligados ao capot, dando-lhe um ar mais agressivo, mas aumenta a iluminação num ângulo de 180º. Também as luzes traseiras contam com um design familiar, mas tem linhas esculpidas para criar um tom “mais muscular”, ocupando toda a largura do automóvel. As luzes vermelhas prometem ser mais visíveis de noite.

O manípulo da abertura de portas é retrátil, mantendo-se discreto em sintonia com a porta. Este está ligado ao sistema de infotainment que tem a opção de libertar o manípulo automaticamente quando o condutor se aproxima com as chaves, eliminando qualquer operação manual. Quando se sentam e as portas são fechadas, os manípulos voltam a ser recolhidos.

A cor escolhida para a apresentação do Xiaomi YU7 foi o verde esmeralda, que a fabricante diz ser rara, reservada normalmente para carros desportivos de luxo. A fabricante diz que o sistema tem duas camadas de tinta, usando três reservatórios, começando o processo com um amarelo esverdeado que serve de camada de base metálica, com flocos de alumínio ultrafinos para emular o cromático de uma esmeralda. Por cima, uma camada translucida pérola para adicionar o dinamismo da reflexão da luz. Há ainda detalhes que receberam uma mistura de pérola com metálico para dar profundidade à cor. O modelo laranja utiliza processos semelhantes.

Xiaomi YU7
Xiaomi YU7

No interior da cabine, os bancos têm tecnologia de ajuste para garantirem conforto nas viagens. Os materiais escolhidos, apesar de serem luxuosos, pretendem ser ecologicamente conscientes. Recebeu certificação internacional no uso de materiais antialérgicos.

A Xiaomi construiu um volante com um design minimalista, concentrando toda a informação no ecrã de controlo. O automóvel tem o sistema HyperVision Panoramic Display, um ecrã panorâmico que serve de interface, semelhante a um cockpit de aviação. O sistema é baseado no SU7, oferecendo um ecrã tátil central de 16,1 polegadas, que trabalha com um painel de controlo remoto. A informação do ecrã é dinâmica, projetando a velocidade e navegação, interfaces para música (incluindo letras em tempo real). Nas manobras, o sistema transforma-se num assistente, sobretudo quando existem ângulos mortos.

O controlo remoto permite que os passageiros tenham controlo mais fácil de muitas funções do automóvel, incluindo a navegação, entretenimento, entre outras funções.

Xiaomi YU7
Xiaomi YU7

O motor tem uma potência de 690 cavalos e 598 kW. Regista uma aceleração de 3,23 segundos dos 0-100 e uma velocidade máxima de 253 km/h. O modelo está equipado com o motor HyperEngine V6s Plus da Xiaomi. A fabricante diz que na gama de entrada Standard, o automóvel apresenta mais autonomia de 835 quilómetros que as versões Pro (770) e Max (760). O sistema de carregamento rápido permite em 12 minutos obter até 80% da bateria a partir dos 10%. E autonomia para 620 quilómetros em 15 minutos.

De salientar que o Xiaomi YU7 utiliza a plataforma Snapdragon 8 Gen 3 para o chip do cockpit. Todos os sistemas são ligados rapidamente, ajudando ainda em ter um ecrã tátil com resposta elevada. O computador de bordo tem ainda o sistema de assistência à condução equipado com o Drive AGX Thor da Nvidia, capaz de oferecer 700 TOPS de computação.

A conetividade 5G, Wi-Fi 7 e três módulos Bluetooth estão incluídos no automóvel. O seu sistema dual Wi-Fi faz do interior do automóvel um hotspot para se ligar online.

Xiaomi YU7
Xiaomi YU7

Para ajudar os condutores, a Xiaomi está a vender paralelamente um kit de treino avançado de condução para que melhore questões de segurança. Este oferece aplicações práticas e conhecimento teórico para aceleração, situações de emergência, controlo em superfícies molhadas, etc. O kit tem um preço de 1.999 RMB (245 euros). Quanto ao lançamento do automóvel, o Xiaomi YU7 começa a ser vendido em julho. Mas até lá pode contentar-se com as miniaturas com escala 1:18 em duas cores, verde esmeralda e prata titânio por 599 RMB (73 euros) e 799 RMB (98 euros).