A Nokia vai disponibilizar um fundo de 100 milhões de dólares, cerca de 75 milhões de euros, para ajudar no crescimento dos connected cars, isto é, a nova geração de veículos que vai estar ligada à Internet e vai permitir a comunicação entre automóveis, motociclos e até peões.



O investimento vai ser feito em empresas que têm tecnologias e estratégias que possam potenciar o desenvolvimento do sector automóvel inteligente. O novo diretor executivo da Nokia, Rajeev Suri, reconhece em comunicado a importância que esta área vai ter no curto espaço para as empresas tecnológicas.



Mais do que filantropia empresarial, o grande objetivo da Nokia é potenciar um mercado onde o serviço de geolocalização HERE pode ser competitivo. Depois da venda da unidade de serviços e dispositivos à Microsoft, a divisão de mapas HERE é um dos grandes pilares do que “sobra” da tecnológica finlandesa.



O fundo de 100 milhões vai ser gerido pela Nokia Growth Partners (NGP), uma empresa de capital de risco independente, mas que é patrocinada pela Nokia. Com o novo fundo anunciado, estima-se que os investimentos da NGP ascendam aos 700 milhões de dólares, o equivalente a 504 milhões de euros.



“Ao longo dos últimos anos tem havido uma vaga de inovação que trouxe avanços tecnológicos que levaram a veículos mais seguros, mais ecológicos, mais conectados, inteligentes e mais acessíveis na compra. Os veículos estão a tornar-se numa nova plataforma de adoção tecnológica muito semelhante aos telemóveis e tablets”, analisa Paul Asel, da NPG.



Também empresas como a Google, a BlackBerry e a Apple têm investido na área dos connected cars, sendo que a marca da maçã fois das que fez um progresso mais significativo com a iniciativa CarPlay. Pode ainda relembrar a Sugestão TeK onde são inumeradas várias tecnologias que o vão deixar conduzir sem pôr as mãos no volante.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico