A Nokia vai desfazer-se da MetaCarta, uma empresa norte-americana que desenvolve tecnologia para acesso a conteúdos geograficamente posicionados em mapas digitais, e que tinha sido comprada pela fabricante finlandesa em Abril deste ano.
Três meses depois do anúncio público da aquisição da empresa, a Nokia avisa agora a alienação da MetaCarta, que passa para as mãos da Qbase Holdinds LLC, também baseada nos EUA.
A fabricante esclarece, no entanto, que mantém a tecnologia de geolocalização destinada aos serviços de pesquisa de âmbito local, que está a ser integrada nos seus produtos.
O negócio é confirmado num comunicado à imprensa, onde não são revelados os termos financeiros do acordo, nem detalhes sobre as razões que motivam esta aparente mudança de planos.
A Nokia acrescenta apenas que a MetaCarta tem como principais clientes o Governo e empresas petrolíferas e de fornecimento de gás.
A principal oferta da MetaCarta é o Geosearch, que ajuda a reunir conteúdos, dados e informação diversa sobre um local e apresentá-la com uma vista única. A empresa tem também tecnologia de geotagging, que permite identificar referências geográficas em vários tipos de conteúdos.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários