A lista liderada por Norberto Fernandes, vice-presidente do grupo Portugal Telecom, acaba de ser eleita para presidir aos corpos sociais da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), durante o próximo mandato que vai de 2003 a 2006.

O cargo de presidente da APDC passará assim a ser desempenhado por Norberto Fernandes, que substitui Luís Ribeiro, presidente da Comissão Executiva do Grupo Lusomundo, e ainda administrador executivo da PT Multimédia. Como vice-presidentes estarão Henrique Matos Correia, director de Regulação e Relações com Operadores da Vodafone, e José Luís Almeida Mota, assessor tecnológico da Portugal Telecom.

A posição de vogal da direcção passa a estar ocupada por Alberto Alves M. Pimenta, José Manuel Marquitos de Abreu Ferreira, Francisco Maria Supico Pinto Balsemão, Paulo Manuel da Conceição Neves. Como vogais suplentes encontram-se António Luís Pereira de Oliveira, Vasco Matafome, e José Augusto Heitor da Fonseca.

Na Assembleia-Geral o cargo de presidente cabe a Raul Junqueiro, João Pedro Mendes Dias assume as funções de primeiro secretário e Jorge Pereira da Costa as de secretário. Os vogais suplentes são Maria da Conceição Casanova e Francisco Manuel Fermoselle da Silva.

Luís Ribeiro, o presidente cessante passa a assumir as funções de presidente do Conselho Fiscal, que terá como vice-presidente António Manuel Robalo de Almeida. João Mello de Azevedo e Silva é o novo secretário e Francisco Luís Pitta Bezerra Gouveia e Maria Margarida de Moura e Sá Costa são os vogais suplentes.

Segundo Norberto Fernandes, "o próximo mandato decorrerá num triénio chave para o sector e para a economia portuguesa", o que o leva a concluir que se avizinham grandes desafios para uma entidade que considera "um interlocutor indispensável das telecomunicações e um fórum de reflexão".

O responsável pelo novo executivo espera agora "na esteira do excelente trabalho desenvolvido pelos dirigentes da APDC, em particular nos mandatos mais recentes, assumir e adaptar o governo da Associação às exigências dos novos tempo", embora acrescente que a direcção que agora assume funções está "consciente da situação que o sector atravessa".

Entre as iniciativas a desenvolver pela presidência que tomou posse saliente-se a preparação de um calendário de seminários sobre os temas actuais do sector, do 13º Congresso das Comunicações e a dinamização do Prémio Anual de Jornalismo APDC, entre outros projectos.

Notícias Relacionadas:
2002-02-01 - PT Inovação aposta na internacionalização e abre subsidiária no Brasil
2001-02-22 - Nova direcção da APDC toma posse