A fabricante canadiana de equipamentos de telecomunicações Nortel revelou que irá cortar mais sete mil postos de trabalho e diminuiu a sua previsão de receitas para o terceiro trimestre. Segundo a empresa, estas acções são o resultado da depressão que está a afectar o sector das telecomunicações, que em consequência levou os fornecedores de serviço nos Estados Unidos a reduzir despesas.



Deste modo, a força de trabalho passará a incluir 35 mil funcionários no final do quarto trimestre, representando uma diminuição de 17 por cento em relação à mão de obra actual de 42 mil pessoas. Esta última vaga de despedimentos surge depois de a Nortel ter dispensado em Abril três mil empreagados Em Dezembro de 2000, a companhia possuía 95 mil trabalhadores.



No último ano, a procura pelos equipamentos da fabricante na região canadiana do Ontario diminuiu exponencialmente. Estes produtos são utilizados em redes telefónicas, de Internet e de comunicações sem fios. As operadoras de telecomunicações afectadas por um crescimento excessivo e por dívidas elevadas reduziram fortemente as aquisições de equipamentos.



Pretendendo regressar aos lucros até ao final de Junho de 2003, a Nortel afirmou que irá baixar as despesas de forma a que possa atingir o break-even - ponto de retorno em que a companhia recupera o investimento inicialmente realizado - obtendo uma receita trimestral inferior a 2,6 mil milhões de dólares (2,64 mil milhões de euros), abaixo do objectivo anterior, fixado nos 3,2 milhões de dólares (3,26 mil milhões de euros).



A Nortel afirmou ainda que espera agora que as receitas relativas ao terceiro trimestre do ano sejam inferiores em 10 por cento em relação às previsões inicialmente veiculadas na apresentação dos resultados financeiros durante o segundo trimestre de 2002 - período em que obteve receitas no valor de 2,77 mil milhões de dólares (2,82 mil milhões de euros)-, que apontavam para um crescimento nulo.


Notícias Relacionadas:

2001-10-03 - Nortel Networks reporta perdas financeiras e despedimentos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.