A Hewlett-Packard criou uma nova divisão dentro da área de negócio do imaging and printing. Denominada Managed Print Services, a nova divisão pretende dar um novo alento ao negócio da impressão, prometendo ajudar os clientes a rentabilizarem o hardware e reduzirem custos.

A estratégia começou, segundo os responsáveis da HP, a ser desenvolvida há cerca de quatro anos atrás e é apresentada numa altura em que se nota alguma alteração de comportamento por parte das empresas, que tentam poupar imprimindo menos.

A divisão de impressoras tem sido até à data uma das mais destacadas no negócio da HP, respondendo por quase um quarto das receitas totais, mas os resultados financeiros mais recentes mostraram alguma vulnerabilidade.

As receitas do segmento no último ano baixaram 20 por cento, com uma queda de 13 por cento nas vendas de consumíveis e de 23 por cento no hardware, mas os serviços parecem ser uma oportunidade crescente.

Os responsáveis pela nova divisão avaliam o mercado de impressão em 121 mil milhões de dólares ao ano, 64 mil milhões no hardware e 57 mil milhões no software e serviços.

A nova estratégia da HP abrange vários aspectos, entre eles o reforço da parceria com a Canon, anunciada recentemente, o desenvolvimento de modelos com mais funcionalidades relativas aos serviços propostos e a oferta de novas soluções verticalizadas.

Da nova estratégia faz também parte o alargamento da campanha Printing Payback Guarantee, que sai das fronteiras dos Estados Unidos e chega a mais 27 países, entre os quais Portugal.

Com a Printing Payback Guarantee a HP propõe aos seus clientes empresariais pagar a diferença se os objectivos de poupança delineados com o contrato de Managed Print Services (MPS) não forem alcançados no espaço de um ano.

Com direito a microsite, a campanha pressupõe um relatório detalhado do ambiente de imagem e impressão da empresa e o cálculo do valor total das poupanças de impressão na altura da contratação dos MPS e um relatório ao fim dos 12 meses. Se o cliente não tiver alcançado os valores de poupança projectados a HP compromete-se a repor a diferença com um crédito que poderá ser usado num próximo contrato para a área da impressão.