Os resultados do primeiro semestre da Novabase mostram que a tecnológica nacional conseguiu resistir à conjuntura económica, mantendo os resultados financeiros positivos, com uma melhoria sensível nas vendas e nos lucros. Segundo os dados hoje enviados à CMVM, a empresa registou 122,8 milhões de euros de facturação, numa subida de 2,4%, enquanto os lucros subiram 2,2% para os 7,1 milhões.

Entre as várias áreas de negócio apenas a de TV Digital registou um decréscimo significativo, numa quebra de 24,7% para os 28,1 milhões de euros. Esta área tem um peso de 23% nos resultados da empresa, sendo superada pelo segmento de IMS e Consulting, com peso de 42 e 34%, respectivamente.

Na divisão de IMS, que inclui outsourcing, infra-estruturas de TI e soluções ticketing e transporte, o volume de negócios atingiu os 51,8 milhões de euros, numa subida de 26,6% face ao período homólogo de 2009.

Apesar da aposta na internacionalização, o peso do negócio internacional subiu apenas ligeiramente para os 10,2%. O negócio fora de Portugal é gerado fundamentalmente na Novabase Consulting, cujas vendas internacionais representam 12,1% da facturação desta unidade. A área de IMS tem também cerca de 10% das suas vendas fora de Portugal e a Novabase Digital TV também aumentou o peso da componente internacional, que já representa 3,6% da sua facturação.

Os dados apresentados pela empresa ao mercado financeiro mostram ainda um crescimento dos recursos humanos em 4,5%, totalizando em Junho os 1.950 colaboradores.

A Novabase tem vindo a estudar uma estratégia de aquisições para sustentar o seu crescimento orgânico, mas também de sustentabilidade das áreas de negócio, nomeadamente na Televisão Digital, tendo criado recentemente uma empresa em França dedicada à I&D nesta área.