Embora mantendo-se acima da média europeia em termos de taxa de penetração, os serviços de comunicações móveis registaram durante o primeiro trimestre deste ano uma quebra global em termos de tráfego total e de número de chamadas realizadas, assim como na troca de mensagens escritas. De acordo com os número apurados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), durante este trimestre os operadores de redes móveis angariaram pouco mais de 60 mil novos clientes, ultrapassando-se desta forma os 8,59 milhões de utilizadores em Portugal.



A taxa de crescimento no número de subscritores de serviços de redes móveis foi inferior a 1 por cento face ao último trimestre de 2002, embora se registe um crescimento de 6% em relação ao período homólogo. Ainda assim, a taxa de penetração do serviço mantém-se acima da média europeu, cifrando-se agora em 83,1%, com os serviços pré-pagos a absorverem a grande maioria dos clientes das redes móveis portuguesas (78%).



Em termos globais os valores de utilização das redes móveis sofreram quebras em relação ao último trimestre de 2002. O número de chamadas originadas nas três redes móveis revelou um decréscimo de 4 por cento, atingindo os 1,4 mil milhões de chamadas. O tráfego total foi de 2,4 mil milhões de minutos, numa redução de 3 por cento em relação aos últimos três meses de 2002.



Em relação a este números, a Anacom indica em comunicado que estas quebras se devem sobretudo a reduções nas chamadas para números internacionais e para a rede fixa. De acordo com os valores apurados pela entidade reguladora do mercado de telecomunicações, 67% das chamadas feitas nas redes móveis são destinadas a clientes das mesmas redes.



A quebra em termos de volume de chamadas e de minutos de conversação foi também acompanhada por uma redução no número de mensagens trocadas dentro das redes móveis, que foram inferiores às do último trimestre de 2002 em 6 por cento. A Anacom não distingue ainda as mensagens referentes aos novos serviços MMS.



Em termos de serviços de dados, a Anacom continua a não disponibilizar números relativos à utilização do GPRS, nem dos utilizadores deste serviço de transmissão de dados. Porém, em relação ao tráfego gerado sobre WAP, a Anacom indica que foram feitas 8.372 chamadas, que originaram 9.053 minutos de tráfego, o que é ainda uma percentagem muito pequena em relação ao total de minutos de voz usados neste mesmo período.

Notícias Relacionadas:

8003-02-28 - Portugal ultrapassa os 8,5 milhões de utilizadores de telemóveis em 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.