O número de ligações de banda larga à Internet entre as empresas portuguesas com dez ou mais funcionários cresceu perto de 50 por cento face ao ano passado, revela um estudo recente da IDC. Em Janeiro deste ano, a quase totalidade de empresas com esta dimensão já dispunha de acesso à Internet, 70 por cento dos quais, ou dois terços, de banda larga (xDSL, cabo e ligações dedicadas).



A tecnologia ADSL foi a principal impulsionadora e as pequenas empresas as que mais aderiram, revela a IDC Portugal mediante os dados reunidos junto do mercado empresarial no início de 2004, para um estudo onde foram inquiridas 718 empresas e organismos pertencentes à Administração Pública Central em Portugal.



No que diz respeito à disponibilização de sites próprios, cerca de três quartos das organizações com mais de 99 funcionários tem online, pelo menos, uma página Web. No caso da pequenas organizações, o nível de implementação ainda é inferior aos 50 por cento, conclui a IDC.



No caso das aplicações de comércio electrónico, e apesar do elevado número de empresas com site próprio, o nível de implementação ainda é bastante baixo, atingindo apenas valores superiores a 20 por cento entre as grandes organizações.



O recurso às redes privadas virtuais (VPN) só existe entre as organizações com mais de 99 funcionários, onde o nível de utilização registou um crescimento de quase 40 por cento.



"Em termos globais, e no que toca à utilização das tecnologias Web, há uma tendência de aproximação no comportamento das organizações de média e grande dimensão". Apesar de se ter registado um relativo aumento da penetração da Internet e da rápida adopção da Banda Larga pelas pequenas empresas, as microempresas não acompanharam esta evolução, "aumentando claramente o fosso existente entre este e os restantes segmentos", conclui a IDC Portugal.



Notícias Relacionadas:

2003-05-07 - Utilização da Internet continua centrada em Lisboa e Vale do Tejo