A Snap Inc publicou esta semana o seu mais recente relatório trimestral e os números indicam que a empresa continua a perder fulgor. Mesmo com a adição de novas funcionalidades, como o Snap Map, a aplicação móvel não tem conseguido atrair novos utilizadores.

A tecnológica relata que conquistou apenas 4% de novos utilizadores ativos diariamente durante o último trimestre (menos 1% do que nos primeiros três meses do ano), reunindo agora um total de 173 milhões de perfis com atividade diária. Em comparação, o Instagram indicou ter 200 milhões no passado mês de abril.

Estudo mostra que as marcas preferem as stories do Instagram aos snaps do Snapchat
Estudo mostra que as marcas preferem as stories do Instagram aos snaps do Snapchat
Ver artigo

O crescimento é notoriamente lento para uma app tão recente, mas o fenómeno pode justificar-se com o facto de a concorrência ter copiado grande parte das funcionalidades do Snapchat, integrando-as em aplicações mais populares.

Mas nem tudo é mau. De acordo com o CEO Evan Spiegel, os utilizadores do Snapchat estão a visitar a app com cada vez mais frequência e a passar cada vez mais tempo com ela. Um dos indicadores quer atesta esta afirmação é o número de visualizações nas Stories das marcas ali presentes, que aumentou cerca de 30% relativamente aos primeiros três meses de 2017.

Os programas originais, onde a Snap tem investido consideravelmente, estão a ser igualmente bem-sucedidos, com uma média de 10 milhões de espectadores por episódio.

O número é um sinal positivo e tem ajudado a alavancar acordos de publicidade, mas Spiegel acredita que os verdadeiros efeitos positivos só se farão sentir no Natal.

Mais importa dizer que a Snap Inc conseguiu faturar cerca de 181,7 milhões de dólares entre abril, maio e junho deste ano, falhando assim as previsões avançadas pelos analistas de 185,8 milhões de dólares.

O saldo final foi negativo, com as perdas a atingir a marca dos 443,09 milhões de dólares.

Desde a oferta pública inicial, feita a 1 de março de 2017, as ações da Snap já caíram 19%.