O Spotify tem 60 milhões de utilizadores ativos e 15 milhões são subscritores da versão premium - aquela que implica o pagamento de uma mensalidade para usufruir do serviço sem limitações e sem anúncios. Mas é o facto de existirem 45 milhões de pessoas a ouvir música de forma gratuita que está a preocupar editoras como a Universal.

A Universal, que representa alguns dos artistas mais populares do mundo como Katy Parry, will.i.am, U2, The Who ou Robbie Williams, estará a negociar novos licenciamentos com o Spotify. Mas a editora quer que o serviço imponha mais limites à versão gratuita, com o intuito de fazer aumentar o número de utilizadores que pagam pela plataforma.

Quem avança a informação é o Financial Times que revela dois números que justifica a suposta tomada de posição da Universal: em 2014 as editoras de música norte-americanas receberam 295 milhões de dólares das versões gratuitas dos serviços de streaming, enquanto as versões pagas foram responsáveis por 800 milhões de dólares em receitas.

A estratégia que a editora está alegadamente a preparar pode também ter sido "inspirada" um pouco na revelia de Taylor Swift, uma das artistas mais populares da atualidade e que considera que o modelo do Spotify não remunera devidamente o trabalho e sucesso dos artistas. O Spotify diz já ter pagado dois mil milhões de dólares aos artistas.

Ter a Universal como inimigo seria um duro revés na estratégia do Spotify, mas a empresa não parece disposta a mudar muito o seu rumo. "Sem o gratuito, o pago nunca teria sucesso. Não queremos destabilizar o nosso crescimento. Pensamos que este modelo funciona", disse o executivo do Spotify, Jonathan Forster, ao jornal norte-americano.

Mas o que parece continuar a manter as editoras junto das empresas de streaming é o facto de existir o problema da pirataria e de existirem serviços como o YouTube que continuam a disponibilizar todos os conteúdos de forma gratuita e em qualquer plataforma.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.