Depois de meses de especulações e semanas de expectativa, o Facebook chegou ao Nasdaq. Mark Zuckerberg tocou o sino e a sessão que marca a estreia da rede social na bolsa teve início. Minutos depois as ações da empresa criada pelo empresário quando ainda era estudante valorizaram 11% para os 42,05 dólares, face aos 38 dólares estabelecidos previamente. O preço, no entanto, só se manteve durante algum tempo e voltou a ajustar para os 38 dólares por ação.



Entretanto há também a relatar que a sessão de estreia do Facebook no índice tecnológico norte-americano não começou à hora prevista, devido ao elevado número de ordens de última hora. Um atraso de meia hora acabou por arrastar o início da negociação para as 11h30.



Tal como o TeK já tinha escrito, os números em torno da operação que leva o Facebook para a bolsa são impressionantes. A empresa vale mais de 100 mil milhões de dólares e o IPO vai render mais de 16 mil milhões de dólares.



Num percurso de oito anos a empresa conseguiu angariar 900 milhões de utilizadores e revolucionar o conceito de socialização na Internet, um caminho que tem criado oportunidades e ameaças.



Soube-se hoje que no rescaldo da histeria em volta do maior IPO de sempre de uma empresa tecnológica e o terceiro maior da história dos Estados Unidos, a empresa terá de enfrentar um processo legal com pedido de indemnização no valor de 15 mil milhões de dólares.



O processo, apresentado na Califórnia, reúne 21 queixas apresentadas em vários pontos dos Estados Unidos e acusa a empresa de desrespeito pela privacidade dos utilizadores. Mais concretamente a acusação assegura que o Facebook continua a registar informação dos utilizadores mesmo quando estes fazem logout (saem do serviço).



Voltando ao momento do dia, e como é habitual nas estreias a cotação, Mark Zuckerberg deu início à sessão de hoje do Nasdaq. O momento simbólico foi assinalado a partir da sede da empresa, à distância, como permite a tecnologia, perante uma audiência entusiasmada e num palco repleto de funcionários da empresa.



O vídeo foi disponibilizado pelo Nasdaq e pode vê-lo a seguir. A alegria do fundador do Facebook é notória. O estilo é o habitual, descontraído...


Watch live streaming video from nasdaq at livestream.com




No vídeo não é visível, mas Zuckerberg acabaria por fazer uma curta declaração, reproduzida pela Bloomberg TV: "Eu sei que este pode parecer um grande negócio, mas aqui está a grande verdade: a nossa missão não é ser uma empresa cotada. A nossa missão é tornar o mundo mais aberto e ligado. Todos os que estão por aí criaram a maior comunidade na história do mundo. Já fizemos coisas fantásticas com as quais nunca sonhámos e mal posso esperar para ver o que vão fazer à medida que que evoluirmos mais. Por isso, neste dia especial, e em frente a toda a gente do Facebook, a única coisa que quero dizer a todos os que usam os nossos produtos é obrigado".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico





Nota de redação: No fim do seu primeiro dia em bolsa o Facebook valorizou 0,6%. As ações da empresa terminaram a sessão a valer 38,23 dólares, o que rendeu os já previstos 16 mil milhões de dólares. Durante a negociação o preço mais alto atingido pelas ações foi um pouco acima dos 42 dólares.




Cristina A. Ferreira