O sector da tecnologia está a passar uma transformação profunda, com as empresas a adaptarem estruturas à nova onda da inteligência artificial e a despedirem milhares de colaboradores pelo caminho, nas áreas onde estão a desinvestir para poder reforçar noutras.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Uma análise da RationalFX apurou que, este ano, o sector tecnológico já despediu 241.818 colaboradores, 13,5% destes colaboradores estão na Europa, ou 32.596.
A liderar a tabela está a Accenture, que na região terá prescindido de 11.000 despedimentos. Destacam-se também os 7 mil despedimentos da Telefónica espanhola, que afetaram diferentes subsidiárias, mas só em Espanha chegaram a cerca de 5 mil colaboradores, de acordo com dados dos sindicatos.
Espanha será aliás o segundo país mais afetado pela nova onda de despedimentos no sector da tecnologia. Calcula-se que este ano já terão saído de empresas nesta área (por despedimento) 7.450 pessoas.
A Irlanda é o país mais afetado. Sede de muitas multinacionais de tecnologia na Europa, no país já foram demitidas este ano 11.500 pessoas. A fechar o top 3 surge a Suíça, onde já terão sido cortados 5.156 postos de trabalho.
Embora os números sejam elevados, o relatório também sublinha que nos Estados Unidos são muito superiores. Veja-se o exemplo da Intel, que tem em marcha a saída de 33.900 colaboradores. A Amazon terá despedido 19.555 pessoas desde o início do ano e a Microsoft 19.215 funcionários. Só estas três empresas foram responsáveis por mais de 72 mil despedimentos: mais do dobro do total de despedimentos no sector tecnológico em toda a Europa.
A justificar a maior parte destas saídas estão mudanças estratégicas na organização das empresas, que estão a redirecionar esforços para a inteligência artificial e a desinvestir noutras áreas de negócio. É por isso que em várias destas organizações os números dos despedimentos impressionam tanto como os valores de receitas e lucros que crescem rapidamente.
Na Europa estes fatores também pesam, mas a consultora sublinha que os despedimentos de 2025 refletem, para além disso, o peso de um crescimento económico mais lento, pressões na cadeia de abastecimento e desafios regulatórios.
Os números da RationalFX foram apurados com base em dados de diferentes fontes verificadas e cobrem anúncios feitos desde o início de 2025, mas na verdade podem ser muitos superiores, tendo em conta que nem todos os despedimentos são oficialmente comunicados e nem todos chegam a público.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários