Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Carol Bartz, Larry Ellison e Eric Schmidt fizeram parte da lista de convidados da Casa Branca para um jantar de trabalho em que o presidente Barack Obama apelou à cooperação das empresas de TIC para a aposta na inovação e na criação de empregos.

O encontro foi noticiado por vários órgãos de comunicação norte americanos, que o relataram como uma reunião de trabalho, não tendo divulgado a lista de presenças das 12 maiores empresas do sector.

Barack Obama terá discutido com os representantes destas empresas qual a melhor forma de trabalharem em conjunto para promover o crescimento do emprego no sector privado, como adiantou aos jornais o porta-voz da Casa Branca. O objectivo passa também pela duplicação das exportações no sector das tecnologias da informação e comunicação.

Fora da lista de convidados terão ficado Steve Ballmer da Microsoft e Léo Apotheker, director executivo da Hewlett Packard, uma ausência que já foi bastante comentada em blogs e mesmo em notícias que estranham a falta de comparência dos dois gigantes num encontro tão importante.

Já hoje a Casa Branca confirmou ter convidado o CEO da Intel, Paul Otellini, para integrar um painel de especialistas de acompanhamento ao presidente Obama sobre matérias de emprego e competitividade.