
PT, Bial, CGD, EDP, Crédito Agrícola Financial, Novabase, Martifer e Brisa são as oito empresas portuguesas que constam do ranking europeu dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento.
A lista de empresas portuguesas é liderada pela PT que ocupa a 89ª posição da geral e que em 2009, ano a que se refere a análise, gastou 213 milhões de euros em I&D. A farmacêutica Bial surge a seguir, classificando-se na 257ª posição, graças aos 59,7 milhões de euros investidos.
O pódio das empresas portugueses fica completo com a Caixa Geral de Depósitos, que gastou 58 milhões de euros ao longo de 2009, o que lhe valeu a o 262ª lugar no ranking da UE.
A EDP, com um investimento de 37 milhões de euros, arrecada a 377ª posição da geral, enquanto o Crédito Agrícola Financial, que gastou 11,4 milhões, ocupa o 658º lugar.
A lista das oito empresas portuguesas que constam do ranking europeu dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento fecha com a Novabase (9,1 milhões de euros), a Martifer (8,1 milhões de euros) e a Brisa (seis milhões de euros), respectivamente nos lugares número 734, 770 e 872 da “geral”.
Por sua vez, Volkswagen, Nokia e Sanofi-Aventis são, por esta ordem, os maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento na União Europeia, mostra o gráfico .
Face aos dados apurados, a Comissão refere em comunicado que as empresas inquiridas preveem um aumento anual de cinco por cento do seu investimento em I&D para 2011/2013, mais do que o dobro previsto nas expectativas do ano passado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários