Foi hoje comunicado à imprensa o aumento de capital da Oni de 210 milhões de euros, que a par com o encaixe da venda da Comunitel permitem à empresa de telecomunicações uma redução da dívida para 300 milhões de euros. O aumento de capital foi realizado a 30 de Dezembro de 2005 e subscrito pelo BCP e EDP, podendo ainda ser acompanhado pelos restantes accionistas da empresa, nomeadamente a Brisa e a Galp.




Diogo da Silveira, presidente da Comissão Executiva, realçou que este aumento de capital demonstra a confiança dos accionistas na empresa e que garante um aumento do valor real da Oni, ao mesmo tempo que assegura uma maior capacidade de investimento. Para 2006 a empresa planeia continuar a investir no lacete local, com a desagregação de mais centrais, mas também na modernização do core da rede e a evolução para tecnologia NGN.




O presidente da comissão executiva da Oni afirma que o aumento de capital é mais um elemento chave na estratégia impressa pela nova direcção desde o ano passado, juntando-se a outras iniciativas como a venda da Comunitel e a dinâmica de angariação de novos clientes na área de retalho. Embora sem poder ainda revelar dados financeiros relativos ao quarto trimestre de 2005, que serão revelados ao mercado em meados de Fevereiro, Diogo da Silveira garante que foram cumpridos os objectivos que tinham sido definidos.




Com nova capacidade de investimento a empresa está já a seleccionar o fornecedor para a modernização do coração da sua rede de telecomunicações, estando definida uma short list da qual será conhecido o vencedor ainda esta semana. Recorde-se que o core da rede da Oni utiliza tecnologia IP-PMLS e é 100 por cento Cisco.




Com a evolução para tecnologia NGN a Oni pretende aumentar a gama de serviços que pode oferecer aos seus clientes, nomeadamente a nível da qualidade da Voz sobre IP e da gestão da largura de banda, mas também poupar custos e aumentar a eficiência pela gestão mais eficiente da operação.

Notícias Relacionadas:

2005-10-26 - Oni quer angariar 8 mil novos clientes de banda larga até final do ano

2005-09-30 - Oni anuncia conclusão da venda da Comunitel à Tele2