“2021 foi um ano frenético que meteu a equipa ONTOP à prova com diversos projetos a decorrer, sem nunca comprometer a qualidade dos mesmos. O resultado está nas 4 nomeações em 2 categorias distintas nos Auggie Awards”, destaca Nuno Folhadela, CEO e Diretor Criativo do estúdio, referindo-se a um ano bastante produtivo para a startup portuguesa dedicada a jogos de realidade aumentada.

A empresa diz que a sua faturação cresceu 800% em 2021, com o desenvolvimento de seis jogos, dos quais quatro foram agora reconhecidos os prémios de realidade aumentada. A equipa sediada na incubadora TecLabs foi duplicada para fazer frente aos projetos em produção.

Os projetos nomeados foram criados para parceiros espalhados pelo mundo, como Estados Unidos, Índia, Catar e Portugal, reforçando a startup portuguesa como um estúdio de referência a nível global, no que diz respeito a experiências 5G e de realidade aumentada.

Veja na galeria alguns jogos da ONTOP

Um dos projetos mais mediáticos e de maior projeção da ONTOP foi Ghostbusters Afterlife: scARe, produzido em parceria com a Imprezario Enternaiment para os Estados Unidos, que acompanhou o lançamento do mais recente filme da saga paranormal da Sony. O jogo de realidade aumentada utiliza elementos do filme, inclusivamente personagens que trocam mensagens com o jogador.

Para a Vodafone Catar, o estúdio tem no catálogo AR Spin, o seu quarto projeto desenvolvido com a operadora no Médio Oriente. Este foi lançado no Dia Nacional do Desporto para promover a rapidez de dados 5G de u ma forma diferenciadora. O jogo incentiva os jogadores a rodar rapidamente o corpo para colecionar as moedas que surgem em todas as direções.

Para o mercado indiano, o jogo PuzzlAR foi criado para a operadora JIO, que tem 400 milhões de subscritores. O jogo ajudou a promover os óculos de realidade aumentada Jio Glass e vai ser lançado durante 2022. O jogo desafia os jogadores a construir monumentos icónicos do planeta, desde a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos, a Cidade Proibida na China e o Taj Mahal na Índia.

Para Portugal, a aposta vai para o ARcade Sports, produzido com a operadora NOS para promover o 5G. Este é o primeiro jogo proprietário da ONTOP e mistura o conceito de videojogos e desporto potenciado pela quinta geração móvel. Amigos e familiares podem optar por jogar de forma competitiva ou cooperativa os jogos disponíveis no mundo real, descobrir tesouros e participar em batalhas. Não só é listado a pontuação dos jogadores, mas também o número de calorias queimadas em cada sessão de jogo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.