A polémica em relação à mega-fusão da Compaq com a Hewlett-Packard continua, entre manifestações de apoio e outras de desagrado.
Recentemente, Walter Hewlett - descendente da família Hewlett - escreveu, em carta enviada aos conselhos de direcção de ambas as empresas, que o sentimento de "infelicidade" em relação ao acordo é maior do que o que se faz crer publicamente. No mesmo documento, insistiu para que ambos os conselhos acelerem o acordo de aquisição, acrescentando que se este for a votos a fusão provavelmente não passará.



Por outro lado, descendentes e fundadores da HP, representando 18 por cento dos accionistas da empresa, já se manifestaram contra o acordo, informa a CNET. A fusão requer a aprovação da maioria dos accionistas da HP. Esta votação deverá acontecer num encontro especial a realizar no próximo ano. O negócio necessita igualmente da aprovação dos accionistas da Compaq.



A David e Lucile Packard Foundation já manifestou o seu receio quanto ao acordo multimilionário, quando no passado dia 7 de Dezembro demonstrou publicamente a sua oposição ao negócio. Recentemente, alguns funcionários da HP decidiram reunir apoios para a proposta, tendo por isso posto a circular uma petição interna com o objectivo de congregar nomes de outros trabalhadores dispostos a demonstrar publicamente o seu apoio ao acordo.



No que diz respeito à segunda parte implicada, a Compaq, ainda na terça-feira passada, durante o Internet World de Nova Iorque, Michael Capellas, director executivo da Compaq falava acerca da posição da empresa. "Que fique muito claro, apoio absolutamente a fusão", afirmou, adicionando contudo que a Compaq tem um plano de negócio a decorrer que deverá continuar, com ou sem a fusão.



Dias antes, Capellas enviou um memorando acerca do acordo HP-Compaq aos seus empregados dizendo-lhes que a empresa apoiava a fusão, mas que tem uma visão pragmática do negócio e "um foco claro no futuro".



Notícias Relacionadas:

2001-11-16 - Processo de fusão entre Hewlett-Packard e Compaq poderá atrasar-se

2001-09-06 - 100 dias para alinhar a fusão entre a HP e a Compaq

2001-09-04 - Hewlett-Packard e Compaq anunciam fusão