A Oracle anunciou hoje que aumentou a sua oferta de aquisição da concorrente PeopleSoft em 1,2 mil milhões de dólares, ou seja, de 5,1 para 6,3 mil milhões de dólares, representando uma subida de 22 por cento da produtora de software. Esta nova licitação vem em resposta à rejeição da PeopleSoft da oferta inicial, tendo esta companhia posteriormente apresentado um plano renovado para a aquisição da J.D. Edwards.



Em termos de preço por acção, ao passo que a 6 de Junho a companhia de Larry Ellison ofereceu 16 dólares por cada título, agora passou a oferecer 19,50 dólares por cada acção. A primeira proposta foi apresentada apenas quatro dias após a PeopleSoft e a J.D. Edwards terem anunciado o seu plano para se fundirem.



Alguns investidores e analistas estimaram que Larry Ellison, director executivo da Oracle, teria que aumentar a sua proposta para que esta fosse aceite, depois das acções da PeopleSoft terem aumentado bastante acima da sua primeira oferta nos dias posteriores à tentativa de aquisição hostil. Craig Conway, director executivo da PeopleSoft, afirmou que ele não planeava vender a companhia à Oracle em quaisquer condições e considerou a primeira oferta como um "comportamento atroz" destinado a deitar abaixo o seu plano de comprar a J.D. Edwards.



A Oracle afirmou ainda que planeia instaurar hoje um processo no estado norte-americano de Delaware contra a PeopleSoft, os seus directores e a J.D. Edwards, alegando que as companhias violaram os direitos dos accionistas da PeopleSoft porque o seu acordo revisto não irá exigir um voto dos investidores. Neste sentido, a companhia pretende que o acordo seja considerado nulo.



Num comunicado divulgado à comunicação social, Larry Ellison declara que "a Oracle continua comprometida na aquisição da PeopleSoft e não será impedida por manobras da direcção para manter o controle de uma companhia que não possui". A PeopleSoft e a J.D. Edwards também instauraram processos na semana passada contra a Oracle, alegando que esta está envolvida em práticas comerciais anti-concorrência.


Notícias Relacionadas:

2003-06-16 - PeopleSoft processa Oracle tentando impedir takeover hostil

2003-06-12 - PeopleSoft avança com proposta de compra da J.D. Edwards

2003-06-06 - Oracle faz proposta de aquisição à PeopleSoft no valor de 5,1 mil milhões de dólares