Em média, o setor público representa 30 por cento do negócio da Oracle em Portugal mas no ano fiscal terminado em maio essa percentagem caiu para cerca de metade, consequência de uma estagnação dos investimentos entre os organismos públicos.



Vítor Rodrigues, country manager da subsidiária portuguesa, garante que a empresa conseguiu compensar quase toda a quebra de receitas provenientes desta área com uma maior aposta no setor privado, um foco que continuará central no exercício em curso. Essa aposta e o investimento em novas áreas são as principais apostas estratégicas para contornar a contenção nos organismos públicos.



Os sistemas integrados que combinam tecnologia Oracle e Sun, onde cabe a nova linha de produtos Exa (Exadata, Exalytics, etc), com algumas ofertas já no mercado e outras em fase de lançamento, são uma das prioridades. Em Portugal estas soluções já somam uma dezena de clientes.



Num almoço com a imprensa, Vítor Rodrigues, concordou que também no setor privado o momento é de contenção de despesas mas considerou que existe espaço para investir em soluções que permitam otimizar sistemas e capacidade nas empresas. Os setores a que a Oracle se dirige no privado mantêm-se: telecomunicações, serviços financeiros e utilities.



A Oracle realizou recentemente em São Francisco o seu evento anual. O OpenWorld 2011 contou nesta edição com mais de 45 mil participantes. Acolheu 2 mil sessões de formação, 475 apresentações de parceiros e 400 demonstrações de produtos Oracle.



No evento foram apresentadas várias novidades que preenchem o roadmap de novos lançamentos da empresa para os próximos meses. Algumas destas ofertas já estão disponíveis na oferta local, como SPARC SuperCluster, outras têm previsão de disponibilidade para o final do ano, como o Exalytics Business Intelligence. Outras ainda, não contam para já com uma data de lançamento em Portugal, como as novas ofertas de serviços na nuvem para o software de infraestrutura e aplicações, mostradas no evento norte-americano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.